Um criativo sem referências não é nada, então que tal ter as referências criativas mais incríveis do mundo?! ?
Dessa vez as vencedoras quebraram os nossos recordes absolutos de likes, mostrando que os designers gráficos realmente se superaram nesse ano. Sério, tá bom demais!
Mas quem decide os vencedores..? Você, é claro! ↓
Critério de Avaliação
As artes são eleitas por milhares de criativos como você lá no Instagram do Temporal Cerebral, onde postamos as melhores pubs do mundo diariamente.
Quase sempre as imagens com mais likes são as vencedoras da lista, porém há uma ressalva: eu puno aquelas nas quais a criatividade não é o foco.
Exemplo: artes criticando políticos disparam em votos mesmo não tendo nada de especial já que mexem com as emoções das pessoas, então sou obrigado a tirar alguns pontos.
É claro que tem gosto pessoal também, mas somente nos hors-concours (HC), claramente discriminados ao longo do post. ?
Melhores campanhas de anos anteriores
- As melhores campanhas de 2019 (primeiro semestre);
- As melhores campanhas de 2018
- As melhores campanhas de 2017;
- As melhores campanhas de 2016.
Campanha da Seguradora AKSigorta — Vírus vs Carro [HC]
“Um único vírus pode te custar o seu carro”
A seguradora AKSigorta provou a importância do seu plano de saúde mostrando como uma doença simples pode desestabilizar toda a sua vida financeira, ao ponto de você ter que perder bens valiosos para recuperar sua saúde.
Agência Tribal Worldwide
Campanha do Burger King — Aniversários sem Palhaços [20]
Aniversários devem ser felizes. Comemore sem palhaços no Burger King.
Essa publicidade do primeiro semestre brinca com o Ronald McDonald e o horror que muitas pessoas têm de palhaços, lembrando a todos que é possível comer melhor (e em paz) em qualquer franquia franquia do Burger King. ?
Agência LOLA MullenLowe
Campanha da Vanish — Tão Branco que Desaparece [19]
Pegou o trocadilho com o nome?
A palavra “vanish” significa “desaparecer” em inglês, que é justamente o que acontecerá com as manchas e até as roupas em si caso você teste a nova fórmula!
Agência BETC Havas
Clínica Pedro Cavalcanti — Não Procure Sintomas na Internet [18]
Não procure na internet. Procure um médico.
Quem pesquisou sintomas no Google sabe bem o que é conhecer a morte de perto, por isso o dr. Pedro Cavalcanti recomenda largar o Google e procurar um médico. A medicina é complexa demais para um simples buscador!
Agência Art&C Comunicação Integrada
Campanha do McDonald’s — Outdoors Colmeias [HC]
“Aberta o tempo todo.”
Depois de ajudar a espalhar agrotóxicos por todo o universo conhecido, o McDonald’s encampou a luta na preservação das abelhas e criou diversas placas e outdoors que na verdade são colmeias, gerando áreas de convivência seguras para essa espécie ameaçada.
Agência Nord BBDO
Turismo do Uruguai — Pílulas de Feriado [17]
Tome folgas: eles reduzem seu risco ataque cardíaco em 30%.
É sempre melhor prevenir do que remediar, e o ministério de turismo uruguaio deixou isso claro ao recomendar boas férias em suas belezas naturais para evitar doenças futuras.
Agência Y&R
Campanha da Safe Road Foundation — Música na Pista [16]
Desplugue-se quando estiver na estrada.
Ontem eu estava num Uber e um cara de bicicleta cortou a gente do nada, foi então que o motorista falou: “esse povo tá maluco, só esse ano eu vi uns três serem atropelados por causa de fone de ouvido.”
Confie na Safe Road Foundation e desplugue-se; não é necessário mais do que um segundo de distração para morrer no trânsito!
Agência Ogilvy
Campanha da Khalsa Aid — Hashtags não ajudam [15]
Hashtags não ajudam ninguém; suas doações sim.
A DDB deu um tapa na nossa cara usando um curativo em forma de hashtag para mostrar que só “xingar muito no Twitter” não resolve nada.
Veja como a hashtag fica exatamente ao redor do ferimento — tão próxima que até parece estar ajudando — mas no fundo é só ilusão; o que as pessoas carentes precisam é de boas ações e dinheiro!
Agência DDB Mudra
Campanha das Facas L’Émouleur [HC]
“Lâminas japonesas de excepção”
A L’Émouleur é uma marca de facas francesa que usa lâminas japonesas — tipo aquelas das espadas katana — que garante um corte tão forte e preciso que até os assassinos dos filmes de terror farão fila para comprar!
Agência DentsuBos
Campanha da Vibra Comigo — Vibradores Vingadores [14]
Vibradores: Eu Te Mato (De Prazer)
Eu nunca tinha ouvido falar na Vibra Comigo, mas em Abril eles conquistaram minha admiração e carteira com essa paródia genial de Vingadores: Ultimato.
Aliás, eles alguns deles são tão bonitos que eu colocaria na sala de estar para a família e visitantes interagirem, HAHAHA!
Agência ???
Campanha da Kuba— Headphone with Bass Control [13]
“Com controle de batida”
A Kuba criou um novo headphone que permite fazer ajustes nas batidas da música, assim duas pessoas curtindo sons diferentes, com batidas completamente diferentes, podem usar um mesmo produto e ainda assim terem user experiences únicas.
Mas aqui cabe uma crítica: é um pouco difícil perceber que as duas cabeças representam perfis diferentes (metaleiro à esquerda e rapper à direita), então eu acredito que essa campanha genial poderia ter bombado ainda mais caso deixasse tudo ainda mais óbvio.
Se tem uma coisa que o UX Design me ensinou é que a obviedade quase sempre é o melhor caminho.
Agência3
Campanha da IKEA “Séries da Vida Real”, Os Simpsons [12]
Das Famílias da TV para Famílias Reais
A campanha Real Life Series recriou as salas de Os Simpsons, Friends e Stranger Things (Byers) usando mobílias à venda na IKEA, mostrando que qualquer família pode curtir suas séries ainda mais se usarem produtos da loja.
Agência Publicis
Campanha do DETRAN de Goiás — Todo Mundo Perde [HC]
“Todos perdem quando você tenta ganhar tempo.”
Você já parou pra reparar como muitas vezes a pressa no trânsito é patética?
As pessoas aceleram e cortam três carros perigosamente como se não soubesse que ficariam presas num semáforo logo em seguida; outros queimam asfalto como se não fosse uma noite de domingo na qual os 5 minutos ganhos não servirão para nada. É ridículo.
Se você dirige, vale à pena refletir pois esses episódios de pressa quase sempre só servem para aborrecer a todos — incluindo você mesmo!
Agência Box Comunicação
Campanha de Verão com as Sandálias McDonald’s [11]
Amo muito o verão.
A única maneira de deixar essa arte mais genial é se fosse parte de uma parceria com as Havaianas, hahaha!
Agência DDB Sydney
Campanha da STYX [10]
“Roupas íntimas confortáveis.”
As cuecas Styx prometem ser tão confortáveis que suas partes íntimas se sentirão numa grande sala de estar, como mostram os dois ovos relaxando no sofá acima. ?
Faça meu ano feliz seguindo o Insta do Temporal (clique abaixo)!
Campanha do McDonald’s — McDelivery [9]
Agora o Mc vai té você!
O McDonald’s está começando a investir mais no delivery e esse anúncio criativo mostra que eles praticamente trazem os arcos do Mc aos seus pés!
Agência TBTW/Buenos Aires
Campanha da SsangYong Motor — Termine a Festa em Casa [HC]
“Que suas festas terminem em casa, não no seu carro.”
É incrível como uma ideia impactante pode ser tão simples. É o tipo de arte que me faz sentar e ficar questionando o que me faltou para ter uma ideia tão óbvia e genial. ?
Designer Nattakong Jaengsem
Campanha da Honda contra Câncer de Mama [8]
Toque você mesma.
Uma crítica que rolou muito ao longo desse ano é que essa arte lembra mais uma cena de sexo do que de um auto-exame de câncer de mama, mas calma lá!
Uma boa arte representando um auto-exame seria dificílima, além do fato da cor + contexto da época (Outubro Rosa) deixarem claro que não tinha nada a ver com sexo.
Às vezes a literalidade simplesmente não vale o esforço!
Agência Made in Space
Campanha do DETRAN — Não Deixe o Trânsito Mudar Você [7]
“Não deixe o trânsito mudar você.”
Se você não pegou a referência, clique aqui → e veja o clássico desenho do Pateta dirigindo; ele está mais atual do que nunca em terras tupi!
Agência Executiva Propaganda
Campanha da Durex — 1+1=3 [6]
“Não deixe o trânsito mudar você.”
Eu não consegui verificar se a arte é desse ano ou se ela sequer é oficial, mas o fato é que essa propaganda da Durex explodiu em curtidas num só dia, subindo para o topo da lista e mostrando o valor inquestionável da simplicidade no design gráfico!
Agência Executiva Propaganda
Campanha de Parceria McDonald’s & Spotify FriesList [5]
Ondas de som fritas
A FriesList chegou a ser a campanha mais curtida de todo o nosso Instagram, mas o jogo virou e ela acabou no quinto lugar da nossa lista…
A má notícia é que a campanha é brasileira, então o Brasil não venceu a lista desse ano. A boa notícia é que o que vem daqui pra frente é ainda mais inspirador; se segura que vem coisa boa aí! ?
Agência DPZ&T e LeoBurnett
Campanha do Renault ZOE — Outdoor com detector de CO2 [HC]
Quanto maior a poluição, maior o desconto!
Essa campanha incrível da Renault usou billboards com sensores de gás carbônico para dar descontos no novo carro elétrico da marca.
O genial é que os descontos aumentam de acordo com o aumento de Co2 ambiente, o que significa que o carro ficava mais barato justamente quando o trânsito estava congestionando, forçando milhares de motoristas a considerarem a compra do Renault ZOE! ?
Agência Nord BBDO
Campanha da Amigos for Kids — Abuso Infinito [4]
“Encerre o ciclo.”
O sentido da arte é óbvio, mas você notou que a adulta e a criança são exatamente a mesma pessoa? ?
Isso porque uma em cada três crianças agredidas se torna agressora — e não é somente nos casos de abuso sexual — por isso é importante nos dedicarmos um pouquinho à psicologia infantil* e diminuir o enorme número de adultos disfuncionais que vemos nos noticiários. (* Super Nanny tá no Youtube aí de graça.)
Agência Republica Havas
Campanha do McDonald’s — Happy Halloween [3]
“Feliz Halloween.”
Eu honestamente não achei essa boa suficiente para ter o terceiro lugar, mas aqui são vocês que mandam e eu não posso negar que esse anúncio é de fato criativo, então parabéns ao McDonald’s pelo terceiro lugar de 2019. ?
Agência Cossette
Campanha da Jeep — Go Anywhere [2]
“Vá a qualquer lugar. Faça qualquer coisa.”
O engraçado dessa arte é que ela é incrível e péssima ao mesmo tempo!
Isso porque os brasileiros amaram ela graças a o que parece ser a bandeira do Brasil, porém o que não foi dito é que essa campanha não rodou em terras tupi, mas sim lááááá na Turquia, bem longe daqui!
Mas quantos turcos conhecem a bandeira do Brasil? Uns cinco figurantes da novela Salve Jorge? Seja lá quantos forem, são bem poucos já que a campanha só repercutiu legal por aqui… ?
Agência Concept
Vencedora de Cannes PR — The Tampon Book [HC]
O Livro contra a Discriminação Fiscal
O nosso grande Hors Concours de 2019 não poderia ser para nenhum outro senão o Tampon Book, que driblou o machismo alemão da maneira mais criativa e debochada possível.
O problema é que uma lei alemã bizarra classifica absorventes como itens de luxo — o que curiosamente não se aplica à caviar nem pinturas à óleo — colocando o produto na pior categoria fiscal do país.
Solução? Criar um livro que conta a história dos absorventes e dar o próprio produto como brinde, assim o imposto é de projeto editorial! ?
Agência Scholz & Friends
Campanha da Cidade de Toronto — Fires Happen Fast [1]
“Incêndios acontecem rápido.”
O Temporal Cerebral nunca viu tantos likes na vida. Sério, foi uma maluquice!
Essa campanha da City of Toronto foi criada porque panelas abandonadas são a principal causa de incêndio no Canadá, obrigando ao governo mostrar o tamanho do problema nesses ads em fachadas de prédios.
Se tem uma coisa que eu sempre digo, é: “não dê mole para o azar; o acaso procura uma vítima o tempo todo” — lembre-se disso ao mexer com as suas panelas. ?
Agência Publicis Toronto
Conclusão
As campanhas do ano passado me pareceram mais minimalistas do que nesse, o que é bacana para mostrar como você pode ser bem-sucedido no meio criativo independente do teu tipo e nível de execução.
A grande lição mesmo é que o segredo está no conceito: não adianta fazer uma puta arte se você não conseguir falar claramente com as pessoas (como é o caso de centenas de artes incríveis lá no Instagram do Temporal). Foque em se comunicar com clareza!
Como dizia Abraham Lincoln: “Dê-me seis horas para derrubar uma árvore e passarei as quatro primeiras afiando o machado”.
Mas e aí, o que você achou da lista desse ano? Está satisfeito com o primeiro colocado? Fala pra gente nos comentários! ↓