As 15 melhores propagandas do 1º semestre de 2019

Romário Eichlig

Romário Eichlig

As campanhas mais criativas de 2019.1 chegaram e tem um detalhe: o Brasil mostrou a que veio como nunca!

Eu já vou te dar o spoiler que o Brasil ficou com o primeiro lugar aqui, porém mais legal que isso é que fomos o terceiro país mais premiado em Cannes, mostrando que trabalhar muito por pouco dinheiro pode render bons frutos. #huehue

Brincadeiras à parte, aproveito para dizer que TODOS estão convidados a concorrer aqui. É só sua arte ser tão criativa quanto as presentes aqui / nosso Instagram que nós com certeza compartilharemos! 😊


Anos Anteriores


Critério de Avaliação


Campanha do McDonald’s — Bala de Prata McNight [15]

Campanha do McDonald's e o "Monstro da Fome"
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O monstro da fome te atacou? Aqui está a bala de prata.

A bala de prata é uma lenda sobre como matar lobisomens, vampiros e outros monstros, mas hoje é um termo genérico para soluções mágicas (ou quase) para resolver qualquer problema.

Eu diria que o McDonald’s é uma bala de prata em si para os publicitários pois só deu eles na lista desse ano!

Agência DM9DDB

 


Campanha do Burger King Grelhando o Ronald McDonald [14]

Campanha do McDonald's e o Ronald McDonald grelhado
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Eles divertem. Nós grelhamos.

O grande orgulho do Burger King é grelhar hambúrgueres como ninguém e eles vão grelhar até a concorrência para te provar isso! 😂

Agência Brothers Escuela de Creativos

Campanha do DETRAN — A Pressa Passa… [13]

Campanha do DETRAN e cadeirante entre outdoors
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A pressa passa… as consequências ficam.

Esse cartaz é minha filosofia de hoje: eu não entro em qualquer situação de risco pra economizar minutos já que qualquer merda pode acontecer à qualquer momento — tipo uma câimbra durante aquela corridinha pra atravessar a rua.

A pressa passa, mas a UTIs sempre ficam.

Agência Executiva Comunicação

Vencedor do Cannes Music — This is America [HC*]

* HC significa hors-concours; uma menção honrosa à lista.

Vídeos são raros na nossa lista, porém esse clipe do Childish Gambino fez um sucesso tão absurdo que praticamente se tornou uma campanha anti-racismo global — algo que a gente não vê desde Black or White de Michael Jackson, em 1991.

Está longe de ser meu tipo de música, mas é impossível não aplaudir a criatividade e realidade exposta em This is America. 👏

Por Doomsday Entertainment Los Angeles

Campanha da Sea Shepherd — Tortura no Oceano [12]

Campanha da Seashepherd e a foca torturada com saco
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O plástico que você usa uma vez tortura os oceanos para sempre.

Esse assunto é batido em campanhas, mas nunca foi feito com tamanha clareza. Compre um carrinho de compras; eles são baratos e tiram um puta peso da consciência!

Agência Tribal Worldwide

Campanha do Burger King — Aniversários sem Palhaços [11]

Campanha do Burger King, garota chorando no colo de palhaço
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Aniversários devem ser felizes. Comemore sem palhaços no Burger King.

Agência ???

Achou algo na lista criativo?

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Nossa Instagram tem centenas de outras campanhas e artes que não entram nas listas, mas que são igualmente incríveis! Clique ↓ e siga aí! <3


Vencedora de 2 Grand Prix de Cannes — Whopper Detour [HC]

Campanha do BurgerKing, placa de desvio de clientes do McDonald's
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Bilhões desviados: coma Whoppers por $1 ao desistir do McDonald’s.

A campanha “Desvio Whopper” utilizou geo-localização para bucar pessoas próximas ao McDonald’s e mandar um proposta irresistível: desistir de um BigMac e pagar apenas $1 por um belo Whopper.

Essa grande ideia ganhou o Grand Prix geral e também o Mobile já que toda a campanha foi feita através de aplicativos.

Agência FCB New York

Vanish: Tão Branco que Desaparece [10]

Campanha da Vanish, carateca invisível no fundo branco
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Pegou o trocadilho com o nome?

Talvez você nunca tenha notado, mas “Vanish” é um verbo inglês para “sumir, desaparecer”, que é justamente o que a marca promete fazer com suas manchas — mas dessa vez com uma fórmula tão poderosa que até o próprio tecido pode sumir!

Agência BETC Havas

Clínica Pedro Cavalcanti — Não Procure Sintomas na Internet [9]

Campanha da Clínica Pedro Cavalcanti, paciente com barra de busca do Google na boca
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Não procure na internet. Procure um médico.

Se você quiser conhecer a morte de perto, eu te recomendo buscar um sintoma qualquer na internet e magicamente adquirir três tipos de câncer! 😂

Agência Art&C Comunicação Integrada

Turismo do Uruguai — Pílulas de Feriado [8]

Campanha do Turismo do Uruguai, comprimidos de férias
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Tome folgas: eles reduzem seu risco ataque cardíaco em 30%.

É sempre melhor prevenir do que remediar, e o ministério de turismo uruguaio (Uruguay Natural) deixou isso claro ao sugerir umas boas férias em suas belezas naturais para evitar doenças futuras.

Agência Y&R

Campanha Vencedora do Cannes Sport — Nike, Dream Crazy [HC]

Campanha da Nike e Colin Kaepernick
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Acredite em algo, mesmo que isso signifique sacrificar tudo.

Eu não achei essa campanha nada demais, porém a Nike tem o mérito de elevar o “Just Do It” à estratosfera quando ousou apoiar Colin Kaepernick em uma luta racial tão polarizada.

A campanha não surtiu nenhum efeito miraculoso, mas com certeza não causou nenhuma desastre e foi essa ousadia bem-sucedida que garantiu o Cannes da Nike.

Agência Wieden+Kennedy

Campanha da Safe Road Foundation vs Música na Pista [7]

Campanha da Safe Road Foundation, fone de ouvido nos olhos
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Desplugue-se quando estiver na estrada.

Você sabia que todos os dias pessoas se acidentam por causa de fones de ouvido? O fone não só pode te deixar desligado para dirigir como também te impedir de ouvir os carros, o que fatalmente causa vários atropelamentos todos os dias.

Agência Ogilvy

Campanha da Khalsa Aid — Hashtags não ajudam [6]

Campanha da Khalsa Aid, bebê com curativo hashtag no rosto
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Hashtags não ajudam ninguém; suas doações sim.

A DDB deu um tapa na cara dos ativistas de internet (ou seja, todos nós) usando um curativo em hashtag para mostrar que só “xingar muito no Twitter” não ajuda em porra nenhuma.

Veja o cuidado ao aplicaar a hashtag: o curativo fica bem ao redor do ferimento da criança, o que numa passada de olho rápido parece estar ajudando, mas na prática é incrivelmente inútil… Execução genial!

Agência DDB Mudra

Campanha da Vibra Comigo — Vibradores Vingadores [5]

Vibradores temáticos de super-heróis da Marvel da Vibra Comigo
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Vibradores: Eu Te Mato (De Prazer)

Eu nunca tinha ouvido falar na Vibra Comigo, mas em Abril eles conquistaram minha admiração e carteira com essa paródia genial de Vingadores: Ultimato.

Aliás, fiquei surpreso com a qualidade estética de alguns desses vibradores; dá até pra comprar e botar de decoração na sala de estar, HAHAHA!

Agência ???

Elanco — Transporte de Vermes [HC]

Campanha da Elanco, gato em formato de ônibus com boca aberta para vermes
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Não deixe seus amores virarem transporte de vermes.

Admito que essa campanha não teve votos suficientes para entrar na lista, mas eu achei ela bem executada demais para ficar de fora… Fui injusto na escolha? 🤔

Agência Saatchi & Saatchi

Campanha do McDonald’s de Verão — Sandálias com Logotipo [4]

Campanha de verão com sandálias formando M do McDonald's
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Amo muito o verão.

A única maneira de deixar essa arte mais genial é se fosse parte de uma parceria com as Havaianas, hahaha!

Agência DDB Sydney

Campanha da IKEA “Para Famílias Reais”, Os Simpsons [3]

Sala de estar dos Simpson's em campanha da Ikea
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Das Famílias da TV para Famílias Reais

Recentemente fomos agraciados com as embalagens minimalistas da Ikea (← vale conferir) e agora fomos surpresos com sua estreia gloriosa entre as campanhas mais criativas do ano!

Além da sala dos Simpsons, a marca também replicou as salas de Stranger Things e Friends, mostrando que você de fato pode montar qualquer cenário com compras na Ikea.

Agência Publicis

Campanha da Honda contra Câncer de Mama [2]

Logotipo da Honda com mãos fazendo exame de mama
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Toque você mesma.

A Honda usou sua marca como base para replicar um exame de toque e garantiu seu lugar entre os melhores do ano em um único dia!

Obviamente não está nem perto de ser uma representação correta de um auto-exame, mas aí está a lição: é mais importante se fazer entender do que ser exato.

O fundo rosa com a época de publicação deixou mais que óbvio que se tratava de câncer de mama.

Agência Made in Space

Vencedora de Cannes PR — The Tampon Book [HC]

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Clique na imagem para saber mais

O Livro Tampão / Absorvente Interno

O que te parece um produto de luxo: uma pacote de absorventes ou um saco de caviar?

Segundo o governo alemão, o luxo de usar um tampão deve ser taxado em 19% enquanto caviar e até pinturas à óleo são taxadas em apenas 7%. Uma lei absurda que inclui vários produtos sanitários feminismo!

O Tampon Book é uma forma de driblar esse sexismo bizarro vendendo absorventes internos com imposto de livro, afinal de contas, essa loucura só faz sentido porque “homens estão fazendo as leis”.

Agência Scholz & Friends

Campanha de Parceria McDonald’s & Spotify FriesList [1]

Batatas-fritas formando ondas de som e campanha do Spotify com McDonald's
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Ondas de som fritas

Talvez a campanha mais curtida de todo o nosso Instagram, a FriesList usou batatas-fritas para fazer ondas de som e tomou o primeiro lugar da Hyundai também em um único dia!

Vale dizer que essa é a primeira vez que o Brasil vence o primeiro lugar da lista e isso nos deixa especialmente felizes. Viver no inferno traz certa criatividade… 😂

Agência DPZ&T e LeoBurnett

E aí, a lista desse ano fez sentido para você? Lamentamos um pouco por ter tanto McDonald’s e Burger King, e nem achamos tudo tão criativo quanto as campanhas de 2018, mas com certeza há muita inspiração aqui também…

Compartilhe sua opinião ↓ (e que tal o post?) pois precisamos saber se a seleção foi útil para você! : )

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Romário Eichlig

Romário Eichlig

Criador do Temporal e formado em Industrial Design pela University of West Florida & UNESA.
Especializações em Branding, Marketing e Psicologia Social.

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