Você sabia que a tipografia afeta o teu cérebro ao ponto de influenciar até mesmo no paladar?
Parece loucura, mas é um fato! Para você entender isso melhor, vamos estudar esse lindo logotipo da Disney com degradê:
Você veria um D e um Y acima se a marca não fosse popular?
O D poderia facilmente ser um G, e o Y, um P – mas você não se confunde por causa do poder de pregnância da marca.
A primeira lição que tiramos disso é que um branding poderoso afeta até mesmo a nossa interpretação da tipografia.
E como a tipografia causa o seu maior impacto em logotipos, analisaremos uma mesma marca com diferentes fontes para melhor entender o como isso afeta sua percepção:
Fonte Serifada
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Tradicional, respeitável e estável
A fonte serifada traz uma carga de “pedigree”, tradicionalismo e valores semelhantes.
Por se tratar de uma das maneiras mais antigas de escrita, a serifa dá ao público uma leve sensação de “conforto”, como se soubesse que a empresa em questão não a deixará na mão!
A Company Folders é uma empresa de design de impressos, e usar uma fonte como esta (Heuristica) traz um feeling old-school inapropriado para uma marca que trata de design (portanto, modernidade).
Fonte Não-Serifada
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Simples, sensível e direta
A sans-serif é objetiva, e passa a mensagem quase sem que a fonte seja percebida.
Esse é um aspecto motivador do seu extenso uso no design digital, onde ela traz o feeling clean e moderno que já esperamos dessa plataforma (e sem o incômodo das serifas nas telas).
Com a sans serif Caviar Dreams, a marca ficou bem mais moderna e convidativa – o que melhor se aproxima de uma empresa de design.
Fonte Script
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Pessoal, feminina e decorativa
Assim como as fontes cursivas / caligráficas, as scripts inspiram elegância, graciosidade e até mesmo um toque feminino!
Por ser o estilo mais humano possível, ele é muito eficiente quando precisamos demonstrar alguma forma de afeto e “aconchego” (como em convites de casamentos).
Com a script Carrington, a marca ficaria mais apropriada para vender cartões de dia dos namorados!
Fonte Display
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Amigável, excêntrica e inconvencional
Essas fontes foram feitas para serem usadas em tamanhos maiores, e tem como principal objetivo despertar a sua atenção e curiosidade!
Por isso, a personalidade dessas typefaces se destaca para fazer headlines e Calls to Action!
Ao aplicar a fonte BigFish, a CF ficou impossível de ser ignorada, mas o estilo chama atenção demais – para si, não para a marca –, o que não é nada positivo.
Fonte Moderna
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Inteligente, na moda e “pra frentex”
As modernas são vistas como progressivas, estilosas e legais!
São fortes, nítidas, futurísticas e inteligentes – não só representando o presente, mas as tendências futuras! Um estilo muitas vezes ideal para uma startup, que tende a ser mais “pra frentex”.
É exatamente o que ocorreu ao aplicar a fonte Prototype a CF, que ficou bem moderninha com esse estilo – porém os traços da Prototype dão um feeling sci-fi que caíria melhor no Star Trek!
Fonte Decorativa
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Divertida, única e casual
As decorativas carregam muito estilo em si mesmas, com um toque descontraído que automaticamente traz uma atmosfera de informalidade às suas aplicações!
Como a tipografia decorativa é extremamente variada, é difícil rotulá-las; mas sua aplicação na Company Folders suscita várias dúvidas imediatas, e uma delas seria se eles são especializados em impressos para bandas de punk rock, por exemplo.
Agora que você aprendeu “tudo” sobre tipogafia, é importante saber como usá-las na prática e o que não fazer! Uma dica boa ideia é ler o artigo “Os maiores problemas de tipografia no design”. 😉
A tipografia e o seu paladar
- Fontes Sans-serif: neutra, plena… como a água;
- Fontes Slab-serif/pesada: “carnuda” e suculenta;
- Fontes Arredondas: doces e amáveis;
- Fontes Jagged/pontudas: Salgada, ou até mesmo azeda.
Como mostrei anteriormente, pesquisas mostram que o design de embalagem afeta o sabor das comidas – e o “sabor do design” fica claro ao ver a imagem acima!
Empresas como o Burger King frequentemente aplicam fontes Slab Serif para vender seus hambúrgueres, e esse aspecto “carnudo” da fonte é reforçado por fontes vermelhas/marrons (aproximando mais a fonte da carne).
Já as fontes arredondas são tão aconchegantes que só poderiam remeter a alimentos igualmente agradáveis – como doces.
Aliás, como mostrado no post de design de embalagem, arredondar uma embalagem pode deixar o alimento tão doce que as pessoas começam a boicotá-la!
Por outro lado, quando você vê uma jagged, que é toda assimétrica, fica bem difícil fazer ligação com um alimento que não seja igualmente desagradável!
22 Responses
Gostei disso. Não sou designer, sou ilustrador, mas isto muito me interessa.
Faz quadrinho ou algo do tipo?
Adorei!! Esta me ajudando bastante em um projeto 😀
Faz um trabalho bacanaço aí pra gente compartilhar! 😀
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