Um design suíço que tem lápis, lupa, lapiseira, régua, e outros itens utilizados por designers em vez de lâminas. Acompanha a frase "10 Dicas do Design Suíço"

10 Dicas do Estilo Internacional virar um designer gráfico melhor

Um design suíço que tem lápis, lupa, lapiseira, régua, e outros itens utilizados por designers em vez de lâminas. Acompanha a frase "10 Dicas do Design Suíço"

10 Dicas do Estilo Internacional virar um designer gráfico melhor

Você sabia que há um escola de design gráfico que é a base da maior parte dos projetos da atualidade?

Trata-se da escola suíça: um estilo que super valoriza a simplicidade das composições ao focar esforços na aplicação primorosa da teoria das cores e das linhas e formas em geral.

Hoje muita gente chama essas princípios de minimalismo, mas não se engane pois o design suíço estava aqui bem before it was cool — e é nele onde você encontra as respostas para os princípios de design de hoje. Bora lá?! 😀

Tópicos do Artigo 

1) Design focado no essencial

Um sachê e uma caixa (com sachê dentro) vermelhas por completo onde se lê "Applesauce" (molho de maçã). As embalagens não mostram qualquer logo ou algo que represente uma marca.

Como o também Estilo Internacional nasceu no pós-guerra, os cartazes da época traziam uma estética que focava em tipografia e cores para chamar a atenção das pessoas, e é esse princípio até hoje que vemos em designs como o da marca Brandless.

O objetivo aqui é focar na essência do que se quer anunciar e como as pessoas procurariam o produto:

  • Maçãs são vermelhas;
  • O cliente vai procurar pelo molho na gôndola de molhos;
  • Vai ser mais fácil achá-lo se a embalagem for vermelha;
  • Então toma uma embalagem toda vermelha com “apple” bem grande!

O design não é espetacular, mas é indiscutivelmente bonito pois harmoniza teoria das cores (vermelho vs verde) e aplica tipografia com perfeição, formando uma embalagem simples, porém nem um pouco simplista.

Caixas totalmente amarelas de mac & cheese da Brandless. É possível ver o produto igualmente amarelo se mesclando com a cor da caixa.


2) Fotografias Minimalistas

Fotografia com uma enorme parede vermelha onde a mulher aparece andando no canto.

Esse foco no que é essencial também se reflete na fotografia suíça, que são tiradas com objetivos claros em mente e por isso mesmo têm um ponto focal igualmente claros.

Para mostrar a grandeza de uma parede, por exemplo, cria-se um cenário onde ela toma todo o alcance das lentes e colocam uma pessoínha andando no canto, criando um contraste impossível de não admirar.

No design suíço, o designer sempre sabe exatamente onde o público deve olhar!

Foto mostrando uma vasto céu azul onde as pontas de dois edifícios se encontram.

3) O poder do preto e branco!

Foto em perspectiva de garrafas de azeite deitadas, uma preto e outra branca, com uma grande azeitona da cor oposta no meio. Garrafas de azeite deitadas, uma preto e outra branca, com uma grande azeitona da cor oposta no meio.

O pretinho básico nunca sai de moda e isso é especialmente verdade no design suíço, onde ele se junta ao branco como sinal de elegância.

Talvez o maior exemplo atual esteja no branding da Apple, mas você pode ver que isso funciona até em embalagens mais simples — como os azeites acima — dando um ar de sofisticação até mesmo às coisas mais banais.

Quando a combinação preto e branco não é o foco, ele pode ser acessório para transmitir seu conteúdo com simplicidade, como visto na embalagem de mel logo abaixo:

Pote de mel transparente onde um rótulo hexagonal e tampa em papel preto e branco trazem informações do produto. Visão do topo de várias embalagens de mel, com tampa em papel preto e branco com diversos escritos e padronagens.

 


4) Cores vibrantes te farão notório!

Cartões de visitas brancos, predominantemente dominados por escritos e figuras com um rosa bem forte.

A teoria das cores é um daqueles princípios que você sempre deveria ter aula para sentir o significado e psicologia das cores bem na alma.

design suíço tem isso bem enraizado, aplicando combinações cromáticas que resultam em artes que você pode até não gostar, mas que com certeza não pode ignorar — como visto na papelaria da London’s Global Art Fair:

Papelaria da London's Global Art Fair, combinando preto com rosa choque e um amarelo bem gritante em seus inscritos.

Se você quer aprender a fazer combinações marcantes e harmoniosas como essa, eu recomendo que você..:


5) Cores pastel são puro luxo

Três bolsas sobre um fundo rosa bem claro, a primeira de um bege bem claro, a segunda com um rosa um pouco mais forte, e a última em um preto fosco

Embora design suíço seja conhecido pelo uso de cores vibrantes para impactar e marcar presença, o mesmo estilo também usa tons mudos para justamente o contrário, criando aquele ar meio distante e luxuoso da moda.

Eu não faço ideia se essas bolsas da Twice são caras, tampouco vejo algo de especial nelas que justificaria um preço alto, mas a harmonia das cores aqui é tão bem dosada que a sensação de estar vendo algo premium é inegável.

Veja como até as sacolas de loja (↓) tem essa ar de riqueza mesmo sendo um modelo padrão; isso se dá pela combinação de tons + logotipo minimalista em foco +  tipografia discreta.

Quatro quadradas de papel, em tons mudos de cinza, bege, e marrom, todas com um logotipo que lembra um laço ao meio, logotipo escrito no canto inferior esquerdo e um pequeno texto no campo inferior direito.


LEIA: 9 Dicas do design gráfico francês


6) Whitespace é bom!

Capa do livro "loneliness", com um fundo branco de cima a abaixo, e o título grande no meio deste fundo, porém com o pingo do "i" bem isolado para dar a sensação de solidão do ponto.

O espaço em branco no design é exatamente como os momentos de silêncio de uma conversa: eles dão uma vontade desesperadora de preenchê-los!

Porém um breve silêncio às vezes fala mais que mil palavras e o mesmo se aplica ao whitespace, que pode criar composições maravilhosas como essa capa de livro criativa do “Loneliness”:

Solidão” em inglês, o sentimento é transmitido através de um vasto quadro vazio que cria ainda mais espaço em branco através do kerning de suas letras espaçadas. Fechando com chave de ouro, o ponto do “i” foi afastado para ficar bem sozinho, fortalecendo o título da obra!

Todo esse espaço em branco ainda permitiu criar um segundo ponto focal que é a faixa vermelha explicando o tema do livro — assim você entende todo o conteúdo em segundos, sem precisar virar o livro e ler um bloco de texto na quarta capa.

Grande fundo amarelo com uma garrafa amarela e a marca "tilli" em branco ao centro, tomando todo o destaque para si.
Essa arte da tilli usa o espaço em branco (ou seria em amarelo?) para dar todo o foco para o logotipo ao centro, que ganha um arte de importância e destaque sem dificuldades.

7) Psicologia das Formas

Imagem mostra três formas e suas associações, na primeira um triângulo e os logotipos pontudos do Anthrax e Mitsubishi; um círculo junto ao logo da GE e Disney; e um quadrado comparado ao logo da ELLE, Headshot London, e Logo Design London.

A psicologia das formas é capaz de transmitir conceitos e emoções assim como a teoria das cores — e isso mesmo quando a forma não está claramente exposta, como visto nos logotipos acima.

Quem fez aula de desenho já passou pela aquela etapa de reduzir a arte às três formas básicas e desenhar por cima delas, assim você não apenas quebra uma ilustração complexa em blocos básicos de construção, mas passa a entender a função que cada uma delas exerce.

Um belo exemplo de quem aprendeu isso é o designer gráfico Jonathan Quintin, que utilizou semi-círculos para simular o Museu Guggenheim e criar uma hierarquia no design tão precisa que em um piscar de olhos você internaliza que esse cara manja pra cará…

Livro The Guggenheim, onde uma capa toda laranja é sobreposta por círculos e semi-círculos tomados por frases e fotos.


8) O Grid é base!

Quadro mostrando uma série de grid de colunas.

Não é de se surpreender que um povo conhecido por fazer tudo certinho aplique matemática em seus designs, não é mesmo?

Grids são eficientes porque eles forçam harmonia visual na sua arte, te obrigando a encaixar tudo em espaços bem denileados em vez de jogar tudo como bem entender e acabar com aquela arte que, embora você não tenha certeza do que é, você sabe que alguma coisa errada tem!

Tenha sempre em mente que o segredo da beleza é a harmonia, seja nas cores ou na distribuição das formas, então aplique um bom grid em seus designs e tu com certeza produzirá artes ainda melhores do que as que já faz!

dez-dicas-design-suico-tornar-designer-melhor-usar-grids-no-design-1


9) Tipografia profissional

Embalagens de cosméticos totalmente pretas que têm como arte fontes de vários tamanhos e estilos

Helvetica, Frutiger, e outras das melhores fontes do mundo vieram diretamente da Suíça, então não é nenhuma grande surpresa que a tipografia seja um pilar do estilo internacional, não é mesmo?!

Os suíços manipulam a typefaces assim como fazem com as formas básicas, dando origem a grandes composições onde você vê toda a personalidade das fontes sem sentir falta de uma foto ou arte para o design em questão.

Se você quer uma dica: dê uma folga de Freepik e Unsplash e vá treinar tipografia! Isso não só vai te poupar daquela eterna caça por boas fotos gratuitas como ainda te ajudará a desenvolver habilidades tipográficas que darão um belo up no seu portfólio.

Cartaz preto onde a tipografia é estilizada em vários tamanhos e formas.


10) Design com personalidade

Cartão de visita com tom vermelho-rosa no formato de um balão de conversa, da Brand Specialist Michaella

O bom design é invisível? Nem sempre, como mostra esse cartão de visitas cheio de personalidade da Michaella Dirkes!

Principalmente quando você estiver projetando para você mesmo – como ao criar a sua marca pessoal — é importante que o seu design tenha bastante personalidade pois te ajudará a se destacar em relação ao seus concorrentes. A arte pode ser tudo, menos comum!

É claro que você nem sempre poderá colocar toda a sua personalidade nos seus jobs, mas uma coisa é certa: combine todas as dicas desse artigo e você irá criar artes tão únicas que será impossível não te notarem e te contratarem. (Mesmo que seja para te podar um pouco, né? =/)

Embalagem do mel Honey Hunter, onde a metade do rosto de um urso sob da parte inferior do rótulo como o rosto de um ninja escondido, mirando sua presa


Gute Arbeit!

O design suíço já está aí há 100 anos e você certamente notou que seus princípios influenciam o design mundial até hoje, então vale à pena dar uma treinada, né?

A dica final que eu te dou é experimentar esses princípios no seu dia-a-dia (mesmo que seja apenas um ou dois deles) para dar um up nessas habilidades que são essenciais para ser um designer gráfico de ponta.

Não, a gente não pode virar mestre em todas elas, mas todos nós podemos melhorar, então bora treinar e você logo terá uma nova especialidade em que se destacar! = )

Um design suíço que tem lápis, lupa, lapiseira, régua, e outros itens utilizados por designers em vez de lâminas. Acompanha a frase "10 Dicas do Design Suíço"

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