Associação de Tennis ATP faz redesign em gestalt nota 10!

Associação de Tennis ATP faz redesign em gestalt nota 10!

A Association of Tennis Professionals deu uma aula de design de marcas com um novo logo que combina tipografia, gestalt, e toda a energia do esporte como nunca antes!

Esse redesign feito pela Matta faz parte da nova campanha da ATP, “Love It All”, que tem como pilar a adrenalina única de uma boa partida de tennis — além de marcar uma nova era no tennis masculino, que está sendo reformulado mundo afora.

[bs-quote quote=“Esse é um momento único do tennis no qual jogadores lendários e uma nova geração de estrelas se encontram nas quadras, logo é o momento perfeito para atrairmos fãs mais jovens ao redor do mundo.” style=“style-10” align=“center” color=”#62366f” author_name=“Chris Kermode” author_job=“ATP President”][/bs-quote]

E uma forma de engajar com os jovens é através de Identidade Visual mais jovem, que sinaliza que estamos saindo daquele “esporte de tiozão rico” para uma nova era (como foi no rebrand da Formula 1).

Como fazer um bom redesign de marca?

Esse logo é incrível pois ele segue preceitos de eficiência aprovados em diversos estudos de marketing sobre design de logotipos, como por exemplo:

  • Transformar um símbolo cultural (letras) em um símbolo natural (jogador), o que sempre tem melhores resultados do que letras e outras abstrações.*
  • A sensação de movimento em perfeita Fluência Conceitual com o jogador.
  • E o uso do espaço negativo / gestalt, que torna o logo num “quebra-cabeças” criativo e prazeroso para o público-alvo.

* O que as pesquisas científicas chamam de “símbolo cultural” é qualquer coisa criada por humanos, seja uma peça de roupa, um carro ou um conjunto de letras. Já o “símbolo natural” é qualquer coisa que surgiu na natureza, como uma flor, uma paisagem ou mesmo um ser humano.

Logos naturais” como esse sempre se saem melhores nos testes de percepção de marca, e isso é especialmente melhor no caso do logo da ATP pois rola uma antropomorfização do design ao incluir um tennista na arte.


Limitações da Marca

► Por que “logomarca” é certo no mundo todo, mas não no Brasil?

É claro que o logo não é perfeito: o corte na barra do “T” é tão severo que quase o transforma num 7 (A7P, o que já arruinaria as buscas no Google), além do complemento “TOUR” ser desnecessariamente grande e quase sem vida sem o “WORLD” que o precedia.

Porém a marca é muito famosa e clara em seu desenho, então é muito improvável que role grandes equívocos e que a marca sofra qualquer desvalorização por causa da arte.

Isso posto, aqui estão algumas versões alternativas com outras composições e degradês que são igualmente lindas:


Aplicações da Marca

É claro que toda a energia da marca não poderia se reservar ao logotipo, por isso a Matta fez uma paleta com as cores complementares azul vs amarelo/lima para deixar toda a Identidade Visual igual excitante.

Veja com tudo isso interage com os atletas em vídeo:

Eu vou dar nota 9.5 por causa do “7” e o abandono do “WORLD Tour”, mas e você? O que achou? Mudaria algo no desenho? Fala aí nos comments! 😀

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