Você sabia que a tipografia afeta o teu cérebro ao ponto de influenciar até mesmo no paladar?
Parece loucura, mas é um fato! Para você entender isso melhor, vamos estudar esse lindo logotipo da Disney com degradê:
Você veria um D e um Y acima se a marca não fosse popular?
O D poderia facilmente ser um G, e o Y, um P – mas você não se confunde por causa do poder de pregnância da marca.
A primeira lição que tiramos disso é que um branding poderoso afeta até mesmo a nossa interpretação da tipografia.
E como a tipografia causa o seu maior impacto em logotipos, analisaremos uma mesma marca com diferentes fontes para melhor entender o como isso afeta sua percepção:
Fonte Serifada
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Tradicional, respeitável e estável
A fonte serifada traz uma carga de “pedigree”, tradicionalismo e valores semelhantes.
Por se tratar de uma das maneiras mais antigas de escrita, a serifa dá ao público uma leve sensação de “conforto”, como se soubesse que a empresa em questão não a deixará na mão!
A Company Folders é uma empresa de design de impressos, e usar uma fonte como esta (Heuristica) traz um feeling old-school inapropriado para uma marca que trata de design (portanto, modernidade).
Fonte Não-Serifada
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Simples, sensível e direta
A sans-serif é objetiva, e passa a mensagem quase sem que a fonte seja percebida.
Esse é um aspecto motivador do seu extenso uso no design digital, onde ela traz o feeling clean e moderno que já esperamos dessa plataforma (e sem o incômodo das serifas nas telas).
Com a sans serif Caviar Dreams, a marca ficou bem mais moderna e convidativa – o que melhor se aproxima de uma empresa de design.
Fonte Script
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Pessoal, feminina e decorativa
Assim como as fontes cursivas / caligráficas, as scripts inspiram elegância, graciosidade e até mesmo um toque feminino!
Por ser o estilo mais humano possível, ele é muito eficiente quando precisamos demonstrar alguma forma de afeto e “aconchego” (como em convites de casamentos).
Com a script Carrington, a marca ficaria mais apropriada para vender cartões de dia dos namorados!
Fonte Display
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Amigável, excêntrica e inconvencional
Essas fontes foram feitas para serem usadas em tamanhos maiores, e tem como principal objetivo despertar a sua atenção e curiosidade!
Por isso, a personalidade dessas typefaces se destaca para fazer headlines e Calls to Action!
Ao aplicar a fonte BigFish, a CF ficou impossível de ser ignorada, mas o estilo chama atenção demais – para si, não para a marca –, o que não é nada positivo.
Fonte Moderna
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Inteligente, na moda e “pra frentex”
As modernas são vistas como progressivas, estilosas e legais!
São fortes, nítidas, futurísticas e inteligentes – não só representando o presente, mas as tendências futuras! Um estilo muitas vezes ideal para uma startup, que tende a ser mais “pra frentex”.
É exatamente o que ocorreu ao aplicar a fonte Prototype a CF, que ficou bem moderninha com esse estilo – porém os traços da Prototype dão um feeling sci-fi que caíria melhor no Star Trek!
Fonte Decorativa
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Divertida, única e casual
As decorativas carregam muito estilo em si mesmas, com um toque descontraído que automaticamente traz uma atmosfera de informalidade às suas aplicações!
Como a tipografia decorativa é extremamente variada, é difícil rotulá-las; mas sua aplicação na Company Folders suscita várias dúvidas imediatas, e uma delas seria se eles são especializados em impressos para bandas de punk rock, por exemplo.
Agora que você aprendeu “tudo” sobre tipogafia, é importante saber como usá-las na prática e o que não fazer! Uma dica boa ideia é ler o artigo “Os maiores problemas de tipografia no design”. 😉
A tipografia e o seu paladar
- Fontes Sans-serif: neutra, plena… como a água;
- Fontes Slab-serif/pesada: “carnuda” e suculenta;
- Fontes Arredondas: doces e amáveis;
- Fontes Jagged/pontudas: Salgada, ou até mesmo azeda.
Como mostrei anteriormente, pesquisas mostram que o design de embalagem afeta o sabor das comidas – e o “sabor do design” fica claro ao ver a imagem acima!
Empresas como o Burger King frequentemente aplicam fontes Slab Serif para vender seus hambúrgueres, e esse aspecto “carnudo” da fonte é reforçado por fontes vermelhas/marrons (aproximando mais a fonte da carne).
Já as fontes arredondas são tão aconchegantes que só poderiam remeter a alimentos igualmente agradáveis – como doces.
Aliás, como mostrado no post de design de embalagem, arredondar uma embalagem pode deixar o alimento tão doce que as pessoas começam a boicotá-la!
Por outro lado, quando você vê uma jagged, que é toda assimétrica, fica bem difícil fazer ligação com um alimento que não seja igualmente desagradável!
Referência: Company Folders

22 Responses
Gostei disso. Não sou designer, sou ilustrador, mas isto muito me interessa.
Faz quadrinho ou algo do tipo?
Adorei!! Esta me ajudando bastante em um projeto 😀
Faz um trabalho bacanaço aí pra gente compartilhar! 😀
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