A Association of Tennis Professionals deu uma aula de design de marcas com um novo logo que combina tipografia, gestalt, e toda a energia do esporte como nunca antes!
Esse redesign feito pela Matta faz parte da nova campanha da ATP, “Love It All”, que tem como pilar a adrenalina única de uma boa partida de tennis — além de marcar uma nova era no tennis masculino, que está sendo reformulado mundo afora.
[bs-quote quote=“Esse é um momento único do tennis no qual jogadores lendários e uma nova geração de estrelas se encontram nas quadras, logo é o momento perfeito para atrairmos fãs mais jovens ao redor do mundo.” style=“style-10” align=“center” color=”#62366f” author_name=“Chris Kermode” author_job=“ATP President”][/bs-quote]E uma forma de engajar com os jovens é através de Identidade Visual mais jovem, que sinaliza que estamos saindo daquele “esporte de tiozão rico” para uma nova era (como foi no rebrand da Formula 1).
► Como fazer um bom redesign de marca? ◄
Esse logo é incrível pois ele segue preceitos de eficiência aprovados em diversos estudos de marketing sobre design de logotipos, como por exemplo:
- Transformar um símbolo cultural (letras) em um símbolo natural (jogador), o que sempre tem melhores resultados do que letras e outras abstrações.*
- A sensação de movimento em perfeita Fluência Conceitual com o jogador.
- E o uso do espaço negativo / gestalt, que torna o logo num “quebra-cabeças” criativo e prazeroso para o público-alvo.
* O que as pesquisas científicas chamam de “símbolo cultural” é qualquer coisa criada por humanos, seja uma peça de roupa, um carro ou um conjunto de letras. Já o “símbolo natural” é qualquer coisa que surgiu na natureza, como uma flor, uma paisagem ou mesmo um ser humano.
“Logos naturais” como esse sempre se saem melhores nos testes de percepção de marca, e isso é especialmente melhor no caso do logo da ATP pois rola uma antropomorfização do design ao incluir um tennista na arte.
Limitações da Marca
► Por que “logomarca” é certo no mundo todo, mas não no Brasil? ◄
É claro que o logo não é perfeito: o corte na barra do “T” é tão severo que quase o transforma num 7 (A7P, o que já arruinaria as buscas no Google), além do complemento “TOUR” ser desnecessariamente grande e quase sem vida sem o “WORLD” que o precedia.
Porém a marca é muito famosa e clara em seu desenho, então é muito improvável que role grandes equívocos e que a marca sofra qualquer desvalorização por causa da arte.
Isso posto, aqui estão algumas versões alternativas com outras composições e degradês que são igualmente lindas:
Aplicações da Marca
É claro que toda a energia da marca não poderia se reservar ao logotipo, por isso a Matta fez uma paleta com as cores complementares azul vs amarelo/lima para deixar toda a Identidade Visual igual excitante.
Veja com tudo isso interage com os atletas em vídeo:
Eu vou dar nota 9.5 por causa do “7” e o abandono do “WORLD Tour”, mas e você? O que achou? Mudaria algo no desenho? Fala aí nos comments! 😀