Estudo mostra como minimizar o design pode melhorar as embalagens

Estudo mostra como minimizar o design pode melhorar as embalagens

Será que “menos é mais” mesmo quando se trata de design gráfico? Esse estudo resolve a questão “limpando” algumas embalagens de sucesso!

Spoiler: nós acreditamos que “forma segue função” como a Bauhaus, porém muitos casos mostram que “menos” é desastroso. Se há uma grande lição nesse estudo, é que o segredo está na dosagem. ?

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A Nutella em si faz a embalagem perfeita

Me parece burrice essa foto da torrada com Nutella já que 1) a foto é péssima; 2) a torrada tá longe de ser a melhor combinação com Nutella; 3) e pra que mostrar uma arte do produto se o vidro pode mostrar o próprio produto?!

Eu não tenho absolutamente nada contra demonstrações de uso na embalagem — exemplos abaixo mostram a importância disso — porém isso é mais apropriado para produtos que requerem preparo, como o macarrão que é só um monte de varetas no saco, por exemplo.

Deixar de ostentar a Nutella para mostrar nozes e uma torrada beira ao inútil já que o creme de avelã já vem pronto para consumo e, cá entre nós, dá pra virar esse pote inteirinho aí sem qualquer acompanhamento! ?

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Embalagem minimalista da Lindtt

Lindt realmente é um produto mais elitizado e por isso o minimalismo cai especialmente bem para ele (tipo a Apple), porém eu tenho a impressão que aqui o minimalismo foi longe demais.

Esse contaste de azul e branco na embalagem 2 dá uma sofisticação extra para o produto, o que não ocorre na 3 que ficou “seca” e entendiante com esse texto centralizado. A não ser que você só veja a caixa depois de comprar (tipo o iPhone), ela não ajuda em nada em vender o produto.

Aliás, isso me lembra o nosso popular artigo sobre design suíço e nele você pode ver que outras marcas suíças são bem mais primorosas no minimalismo do que a Lindt.

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Embalagem minimalista da Red Bull

Me parece indiscutível que a embalagem três tem um ar superior em relação as demais, porém ela beira ao exagero também… Será que o ideal não seria manter o nome em vermelho, por exemplo? O “Red” é importante para a marca e o contraste das cores traz um pouco mais de emoção ao design…

Nesquik... Fail!
Nesquik… Fail!
Corn Flakes; creio que as duas anteriores superam o resultado final
Corn Flakes… Fail²

Os dois casos acima mostram a importância da representação do produto que eu recusei no caso da Nutella. Sério, eu jamais compraria as versões minimalistas de nenhuma delas!

Ter a arte é importante aqui pois um achocolatado é só pó dentro da embalagem, e que criança pediria a mão para comprar pó marrom?! Outro problema grave foi ter descartado o mascote, o que é MUITO atraente para o público infantil.

Eu com certeza descartaria alguns elementos das duas embalagens, mas deixar minimalistas MESMO não dá. Esse é um privilégio para marcas como a Brandless, que tem público adulto e minimalizou com muito mais sofisticação!

Detergente Mr. Muscle
Detergente Mr Muscle versão minimalista

O caso do Mr Muscle me preocupa pois me lembra que crianças morrem por causa de embalagens como essa versão 3.

Ela sem dúvidas é muito mais bonita e atraente, porém perigosamente atraente para crianças que podem achar que é um refri ou suco e beber tudo no menor descuido dos pais. Pelo lado da beleza, eu iria com tudo nesse redesign; mas por segurança, eu acharia melhor manter a versão 1 pois os riscos são menores.

Mas e você, o que achou disso tudo? Ficaram ruins? Alguma muito melhor? Compartilhe conosco o que você acha da onda minimalista dos últimos anos!

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