A fabricante Mini decidiu que sua nova marca tem de ser tão MÍNIma quanto seu nome indica… Mas… né?
Desde seu início em 1959, a MINI (hoje da BMW), se estabeleceu no mercado com a reputação de ter um design inteligente e estilo icônico.
Tudo começou numa crise de combustível em 1957, onde o maior engenheiro da Morris Company – Alec Issigonis – foi desafiado a criar um carro pequeno, “divertido” e altamente eficiente em questão de combustível…
Foi assim que nasceu o nome, pois a marca traz o MINImalismo enraízado em sua história; ela é o resultado do compromisso “de fazer mais usando menos”, e todas essas virtudes foram abraçadas por John Cooper – que tornou a marca numa campeã de Rally, sendo o motivo pelo qual seu principal modelo seja o Mini Cooper.Foi aí que, pensando ainda mais no seu conceito MINI, a marca decide lançar um logotipo super minimalista – abandou sua linda marca 3D, dando lugar a uma flat logo…
Mas precisava mesmo?
Obviamente, a nova marca não viola os princípios para fazer um redesign, mas simplifica uma Identidade Visual linda e CONSOLIDADA em simples traços que deveriam ser só uma solução de aplicação alternativa (como uso em jornais).
E como você já leu, e se você conhece a Mini, está bem óbvio que esta não é uma marca qualquer – a sua IV estava “no nível” do design de seus carros… já a marca atual, me dá vontade de comprar um Hot Wheels mesmo 🙁
De qualquer forma, ninguém pode negar que faltou conceito…
Completando seu redesign, os designers suíços desenvolveram a typeface MINI Serif – que é uma versão aperfeiçoada de uma fonte já existente, porém melhor do que nunca.A MINI Serif reflete o design de alto nível da marca, assim como todas as suas outras qualidades – além de tudo, é uma fonte de alta legibilidade, que se mostra tão funcional/eficiente quanto a Mini tem orgulho de ser.
E você? O que tem a dizer sobre esta novidade? Não me parece um fiasco, como a nova marca da Reebok aparenta ser…
“Nada contra”, mas lá no fundo eu simplesmente preferia ter ido ver o filme do Pelé…
E falando em branding:
Clique aqui e veja como seriam as cervejas de grandes marcas!