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Vodafone apresenta nova marca mais flat e minimalista

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A Vodafone aderiu aos logotipos flat em seu novo posicionamento focado em você e no futuro!

Quem é a Vodafone?

Embora um tanto quanto nova (criada em 1991), a Vodafone é uma das maiores telecom do mundo, somando mais 520 milhões de clientes mobile.

Seus serviços podem ser encontrados na Europa, Ásia, África e Oceania (o que justifica bem seu valor de mercado de 54 bilhões libras).

E como a empresa está iniciando um novo posicionamento, a gigante Brand Union foi convidada para fazer o seguinte redesign da empresa:


A nova identidade vai focar em nossa icônica “speech mark”, tornando-a o ponto gráfico central em todas as nossas comunicações.

Embora o novo logotipo seja majoritariamente vermelho com a “aspa” em branco (o que é uma inversão da marca original), a combinação antiga ainda será usada como ícones em diversos contextos.

O que levanta a dúvida: pra que inverter a marca (e talvez prejudicar seu reconhecimento) se você ainda vai ficar usando a antiga?!

E a polêmica agora: eu sou amante da tendência flat design, mas a mudança na Vodafone para tê-la tornado totalmente genérica – e o motivo fica extremamente claro no post “9 tipos de logotipo que você não deve mais fazer”..:

Branding: Novo Posicionamento da Vodafone

 

A nova Vodafone foca no otimismo quanto ao futuro, com uma tagline traduzida em cada região, mas mantendo seu fim em inglês.

“L’avenir est passionant. Ready?”

Uma nova coleção de artes coloca a Vodafone como a marca que vai nos ajudar a nos conectar com a Internet of Things e ao mundo digital em geral.

Seja uma criança estudando com uma inteligência artificial doméstica; você em um home office; ou um senhorzinho que decidiu aderir a internet, a Vodafone se propõe a fazer essas pontes entre você e o futuro nesse novo posicionamento.

O que dá certo sentido ao uso constante do “Ready” em inglês, que é a língua universal da ciência e, consequentemente, do futuro.

Note que o redesign traz um logo alternativo, que é um simples outline da marca que pode ser tanto vermelho quanto branco (com background da cor oposta).

E aí nesse ponto eu não sei se estou sendo fresco, mas essa linha fina parece passar uma fragilidade incompatível com uma mega empresa que quer me falar sobre o futuro… [me diga o que você achou disso]

E como mero padrão de comparação, confira como era a comunicação da Vodafone antes desse redesign:

Com todas essas mudanças, te lanço a pergunta: a nova marca da Vodafone evoluiu ou regrediu?


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