Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

9 Tipos de logos que você não pode fazer

999

“Já vi essa marca em algum lugar…” Essa é uma sensação comum e frequentemente acompanhada de acusações de plágio—mas que nem sempre são justas.

Todos somos seres de uma mesma espécie, que compartilha os mesmos ensinos e referências, logo é natural que tenhamos ideias desgraçadamente semelhantes (fruto da combinação fatal inconsciente+referência).

A pessoa tem aquela “puta ideia genial” sem se tocar que é uma referência antiga, lá nos confins do inconsciente, e quando vai ver tá fazendo o trabalho dos outros sem saber! Aliás, quem nunca bolou uma frase de efeito e descobriu que havia copiado? Haha

E é claro que muitos desses logos são só falta de vergonha na cara mesmo, mas essa não é a discussão de hoje—viemos aqui para aprender que tipos de logos devem morrer!

Ah, e no final do post tem uma dica de site para você evitar plágios como esses!


Logo com 3 linhas em um círculo azul [1]

familias-logotipo-evitar-logo-design-circulo-azul-faixas

Não é tão frequente no Brasil, mas fora dele eu já cansei de ver!

Como distinguir qual é qual? Um desavisado acharia que são redesigns de uma mesma marca, mas elas sequer são do mesmo nicho!

A verdade é que as barras são tão genéricas que você pode associá-las a qualquer coisa, por isso que no fim elas acabam não significando nada. =/


Logo com círculo-gota [2]

familias-logotipo-evitar-logo-design-circulo-lagrimaQuem nunca viu um logo desses? No meu caso, eu já até quis fazer…

Diferente do primeiro, este tem versões mais variadas, mas no fim é o mesmo símbolo – que é tão genérico que eu nem sei o que significa.

Você também poderia personalizá-lo, mas acho melhor não, hahaha…


Logo Doughnut Laranja com Triângulo [3]

familias-logotipo-evitar-logo-design-doughnut-laranja-triangulosPouco visto em solo tupiniquim, mas já bem mundo a fora!

Essa permite uma certa customização e associação mais original, mas a verdade é que se a marca crescer e sair do Brasil, vai acabar precisando de um redesign!


Logo com C invertido [4]

familias-logotipo-evitar-logo-design-letra-c-ao-contrario

Esse é um exemplo questionável e que eu inclusive curto, mas vale a reflexão já que ele é bem personalizável (tanto que a Adobe se destaca), por isso analise bem a imagem caso esteja pensando em algo semelhante!

Aliás, antes de seguir em frente, aqui vão umas dicas:


O Maldito Logo com Círculo Vermelho [5]


familias-logotipo-evitar-logo-design-circuclo-vermelho

Esse tá tão batido que há no mínimo 3 marcas mundialmente conhecidas que usam!

O estilo até é bonito, mas a originalidade tá abaixo de zero; esse eu não indico nem se bem personalizado.


Logo Texto Negro com Detalhe Vermelho [6]

familias-logotipo-evitar-logo-design-letras-pretas-toque-vermelhoO estilo é bem frequente no Japão e acabou sendo importado, mas nem tudo que vem de fora é bom, não é mesmo?

Além de repetidos, esses logotipos são bem sem-graça.


Logo Mão-Árvore [7]

familias-logotipo-evitar-logo-design-maos-com-folhas

Eu te adoro, Khan Academy, mas teu logotipo não dá mais! =/

Em vez de copiar , sugiro que você analise essas marcas e desmembre o conceito, assim você poderá reutilizá-lo em desenhos bem mais originais.


Logo Número 1 [8]

familias-logotipo-evitar-logo-design-numero-um-incorporado

Não vou nem falar nada, na boa…


Logo Triângulo de Cor Quente [9]

familias-logotipo-evitar-logo-design-triangulos-multitoneAlém dessas, vale lembrar que também teve o redesign do logo da Reebok (que foi um fracasso total, quase ninguém assimilou).

Esses logos são bem bonitos e enérgicos, mas a verdade é que o estilo já pertence a Delta e nunca conseguiremos mudar isso… não, você não vai conseguir, chega!


Dicas Anti-Plágio

A dica básica seria pesquisar no Google, mas mecanismos de buscas são tendenciosos e podem acabar te enganando, então te proponho a conhecer o Brandmark.

É só fazer o upload do seu logo para o site e uma inteligência artificial analisará uma database de MILHARES de logos para te dizer se há algo igual no mercado.

O sistema tem suas falhas, até mesmo por ser novo, mas já é melhor do que nada, né?

Gostou? Compartilhe! Faltou algo? Comente! : )


Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista
* indicates required
você pode gostar também
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons