O design de hoje é para aquele seu amigo tão hétero que só de pegar numa taça se sente fragilizado ao ponto de acabar chup**** outro amiguinho! O famoso “macho até por debaixo de outro macho”. 😀
A MANCAN (Lata para Homem) é uma lata de vinho para homens que acreditam que usar uma taça é delicadeza demais (vide o pictograma no rótulo), e assim tenta tornar o ato de beber um vinho algo tão trivial quanto beber uma lata de cerveja.
EDIT 02/07/18: esse era um post de 2016 que foi repostado nessa semana e, agora que o post gerou grandes discussões, dei uma pesquisada e descobri que a marca passou a focar na conveniência em vez do gênero. Antes que surjam acusações, note que o foco no “macho hétero” continua bastante óbvio, tanto no naming e design bastante rústico.
A jogada da Mancan poderia abrir um novo mercado, tirando o vinho daquele patamar semi-divino—dedicado a ocasiões especiais—e trazê-lo para o cotidiano das pessoas “menos sofisticadas”, PORÉM… vinho não é bebido em taça por acaso!
Há taças específicas para vinhos específicos, e tratá-los como cerveja é quase criminoso. O ideal aqui seria trocar a tagline “cale a boca e beba” por “vinho para quem não sabe beber vinho”, uma vez que claramente se trata mais de uma afirmação de macheza do que gosto pela bebida.
Como hétero, eu pergunto: qual é o objetivo de beber um vinho senão a apreciação? E que heterossexualidade fraca é essa ao ponto de mudar o meio de consumo para caracterizá-lo como “bebida para homens”? Me parece frescura demais contra um recipiente de vidro.
Como jogada de mercado, eu acho muito interessante. Já do ponto de vista do bom-senso… hahaha!
Mas e você, o que pensa dessa inovação no design de embalagens?