O Redesign open-source do Mozilla (não do Firefox) finalmente foi decidido pelos MILHARES de colaboradores – e o resultado é surpreendente!
Se você ainda não se tocou, a Mozilla é a empresa criadora do navegador Firefox, que conta com 400 mil usuários e mil funcionários.
O interessante é que essas milhares de pessoas tiveram acesso livre ao projeto pois este foi um redesign open-source, ou seja:
Desde o ínicio, todos os roughs e propostas tiveram participação ativa do público, não tendo simplesmente saído da mente mágica de um designer.
Nosso logotipo do Mozilla remete a URL e nosso compromisso original com o link, que é o início da experiência online.
“Se prepara que vai ser uma mér”, foi o que muita gente falou quando dissemos que a Mozilla teria um design open-source com o público. E admito que achei o mesmo quando vi as alternativas, mas agora está claro que quebramos a cara:
O redesign do Mozilla respeitou seu logo antigo como deveria, mas o aperfeiçoou adicionando serifas (formalidade/seriedade) e não largou suas low caps (ou seja, amigável). E é claro, coroou isso tudo com um detalhe genial:
A substituição de 3 letras por :// – um símbolo tão forte da web que consegue ser legível em uma palavra mesmo não sendo letras!
Ah, e antes que eu esqueça: nenhum símbolo foi usado pois “não poderia capturar a imensidão da internet ou mesmo a história do Mozilla”.
Acima temos algumas variações do novo logotipo da Mozilla, que mostra em si a versatilidade que vemos na própria internet!
O interessante é que o redesign e suas aplicações tem um appeal retrô especial para pessoas que estão na web há eras (como eu) ♥
Isso fica especialmente claro nessas artes que trazem um estranho mix entre o profissional e o amadorismo bizarro da internet:
Ao meu ver, foi um redesign nota 10 mesmo sendo fruto de um “processo de criação bizarro”! E aí, aprovou? Você acha que a moda open-source vai pegar?