Arcos do McDonald’s viram sinalização de trânsito em campanha do Canadá

Arcos do McDonald’s viram sinalização de trânsito em campanha do Canadá

 

Campanha McDonald's transforma arcos logotipo em sinalização
“Você nos perdeu.” (Placa de retorno.)

A Agência Cosette (criadora dos outdoors do McDonald’s que mudam com a temperatura) está testando os limites de reconhecimento da marca ao transformá-la em setas de trânsito em Toronto e arredores.

Embora essa nova “publicidade sinalizadora” ainda não tenha provado sua efetividade, ela já abalou o mundo criativo e tem tudo para se tornar uma tendência global!

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Following The Arches

[bs-quote quote=“Nossa campanha prova que, mesmo sendo super minimalista, traduzimos a marca numa escala nacional e global.” style=“style-17” align=“center” author_name=“Peter Ignazi” author_job=“Chief Creative Officer da Cosette”][/bs-quote]

A ideia veio quando os designers notaram dezenas de outdoors horrorosos do McDonald’s pelo país, os quais são pouco convidativos, ineficientes e naaada criativos—tudo que uma marca gigantesca como o McDonald’s não deveria ter como cartão de visita.

A campanha Follow the Arches (Siga os Arcos) não só resolve esse problema criativo como traz um conceito tão inovador que pode facilmente ser adaptado a outros conceitos e até mesmo marcas, tendo potencial de virar tendência (ou até mesmo um novo padrão) de design.

Outro ponto interessante é que ela torna o restaurante acessível para todos, inclusive para quem não sabe ler*: placas como essas espalhadas em cidades, com um outdoor visto no vídeo, podem ser facilmente compreendidos por analfabetos (ainda mais se virar um padrão mundial, como as setas), o que faz dessa ideia especialmente útil para países subdesenvolvidos como o Brasil.

* Não, essa não é uma campanha focada em analfabetos. Só estou conjecturando.


“Na próxima saída.”

Criativíssimo, Porém…

A ambição da Cosette de transformar isso numa campanha global é muito bacana, mas é importante notarmos os limites dessa publicidade:

A) A agência fez questão de aplicar a campanha apenas em Toronto pois sabe que ela pode ser um super case, ou um super fracasso.

B) A gente se impressiona só de ver, mas estamos enviesados: 1] você é um criativo, 2] vendo a notícia de uma fonte criativa e 3] lendo um título que entrega o tema. Nada disso ocorre no mundo físico, por isso é importante ter cuidado.

C) Isso tudo posto, será que essa placa vai ser útil para os milhões de turistas de Toronto ou quem vai usar mesmo vai ser o morador? (Que já sabe onde o Mc Fica.)

Essa campanha é linda, criativa e inspiradora, mas tenha o mesmo cuidado da Cosette antes de fazer jobs inspirados nela para evitar demissões nessa crise, hahaha! 😉

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