Quem nunca se aborreceu com sprays/aerosóis? As vezes uma barata aparece voando louca na sua casa, aí você sai correndo atrás do veneno, pega ele e arrisca a sua vida indo contra a barata para apertar o botão com tudo e… foi tudo em vão.
O botão estava travado, e a barata começa a rir da sua cara. (Seu otário.) Mas tudo bem, você consegue se proteger desse animal 42 vezes menor que você, destrava e ataca novamente..! Para ter outra frustração, já que esses embalagens de aerosol sempre acabam emperrando. (Alô, Rexona!)
Esses dramas não existem com um purificador de ar, mas a usabilidade é tão ruim quanto e por isso a Air Wick saiu da mesmice, criando uma nova embalagem com muito mais beleza e ergonomia.
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O Aerosol Premium
[bs-quote quote=“A nova pegada, elegante e confortável, dá ao consumidor um controle e experiência de usuário simplesmente superior.” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]Note que como os aerosóis são sempre ruins de usar: faça agora aquele joinha de quando você vai apertar o botão e você notará que o dedão dói levemente, seguido de um outro desconforto na dobra do dedo ao fazer o movimento de apertar. Não é nada demais, mas é um desconforto muito gratuito para um design que vive falhando, inclusive quando uma terrível barata voa na tua cara.
A VanBerlo Design conduziu vários testes de usabilidade, criações e iterações (à là Design Thinking) até criar um novo modelo de embalagem que, embora não seja nada super inovador, resolve os problemas do produto—o que pode criar um novo padrão no mercado já que a marca é famosa.
Note que vááários modelos foram criados: alguns continuavam com botão em cima; outro quase tinha um alavanca; um até tinha uma alça, etc., etc. Em suma: complexos demais para pouca coisa!
O que a Air Wick precisava era muito simples: uma garrafa na qual a sua mão vai direto ao botão assim que você pega nela, resultando em um uso rápido, simples e nada desconfortável, como você pode concluir vendo a foto logo abaixo.
Usabilidade Premium, Design Premium.
A Air Wick acaba com o costuma de design gráfico mér da indústria de aerosóis. (Que só presta nos antitranspirantes masculinos, que é feito pra eles se sentirem “comedores”.)
Isso é especialmente contraditório no caso do purificador AirWick, já que ele é usado por muita gente que tem um apreço enorme pela limpeza—ao ponto de querer a casa cheirosa o dia inteiro—o que me leva a deduzir que eles têm mais bom-gosto que a média. Então por que essas embalagens sempre são tão clichés e pobres?! Isso acaba hoje! 😀
[bs-quote quote=“Seja no topo, meio ou solo da gôndola, a nova garrafa é um imã para os olhos de qualquer cliente.” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]Não se pode negar o novo design gráfico premium do produto, mas eu sou forçado a criticar a dificuldade em identificar qual é qual alí.
Tudo é abstrato demais, com figuras demais e quase beirando a poluição visual. O formato do aerosol tá nota mil e cumpre bem aquele princípio da Coca-Cola “que embalagens mais fáceis de pegar geram mais vendas”, mas quanto a qualidade dos gráficos em si… Eu suspeito. E você, o que pensa? 🙂