Se você acha que os redesign de hoje estão uma tristeza, é porque você ainda não viu esses logos antigos de sucesso das atualidade!
Alguns desses logos são marcas pré-Bauhaus e remontam a um tempo onde o design não existia formalmente logo, logo a arte precendia a função. Outros simplesmente são jobs de quinta categoria para economizar grana com design.
Seja lá qual for a razão, são todos horrorosos e nos mostram como o design gráfico evoluiu pra melhor nos últimos anos. Bora nessa!
Primeiro Logo da Apple
Embora muita gente ache que a maçã da Apple tem uma relação com Alan Turing (assista o “Jogo da Imitação”, por favor!), tudo indica que a maçã da Apple é uma referência a Isaac Newton ou uma combinação dessas duas histórias.
Esse é o logo menos tenebroso da nossa lista, mas não o suficiente para ser considerado um logo de verdade já que ele tem ergonomia zero.
Primeiro Logo da Nokia
Que droga de peixe é esse no logo da Nokia?!
É que a Nokia foi criada em 1865 (sim, 800!) e já foi muitas coisas antes de operar com celulares, o que inclui desde botas até equipamentos para eletricistas e mesmo papéis higiênicos.
Seu nome é uma referência ao rio de Nokianvirta, onde a empresa foi fundada na Finlândia.
Primeiro Logo do Firefox
O segredo dessa marca antiga tenebrosa é que o Firefox um dia se chamou Phoenix e também Firebird, mas tudo mudou quando a Mozilla teve problemas de direitos autorais e acabou com sua raposa em chamas.
Raposa essa que pode estar de partida graças ao redesign opensource do Firefox…
Primeiro Logo do Google
► LEIA: O processo criativo de design do Google ◄
Se você tem uns 30 anos como eu, você certamente se lembra que o início dos anos 2000 foram marcados por efeitos 3D horrorosos nos computadores pessoais.
A Google adotou esse logotipo tenebroso porque foi fundada em 1998 (sim, já são 20 anos!) e isso era o que havia de mais moderno na época.
Felizmente eles se tocaram da merda que estavam fazendo e mudaram um ano depois para o padrão que conhecemos.
Primeiro Logo da Ford
A Ford foi fundada em 1903 e nessa época o Art Nouveau estava em alta, inspirando muitos logos semelhantes a essa da Ford Motor Co. — certamente o mais tolerável de toda essa lista.
Eu sou um profundo amante do Art Nouveau, mas infelizmente o tempo dele já passou. (#Rimou)
Primeiro Logo da Playboy
► LEIA: Por que “logomarca” existe até no Japão, mas no Brasil não? ◄
Esse “logo” tenebroso foi criado pelo Art Paul como uma nota de encerramento da Playboy, porém a galera gostou tanto do conceito (COMO?!) que acabaram tornando‑o a marca oficial da Playboy.
O coelhinho foi escolhido porque o animal é vivaz e divertido, porém também um símbolo sexual já que se reproduz em progressão astronômica.
Primeiro Logo da Canon
“Canon” não vem de canhão, mas Kwanon: a deusa budista da misericórdia que “personifica a visão de desenvolvimento de ponta da marca”.
A criação do novo naming e logo se deram porque a referência religiosa não atinge o público global, de forma que usar o ocidental “Canon” remete a “Cânone” e solidificado ao alto nível das câmeras da marca.
Primeiro Logo da Volkswagen
Esse logo geométrico perturbador da Volkswagen é uma referência nazista já que a empresa foi fortemente financiada pelo próprio Hitler, que queria criar um carro de guerra para os nazi. (Acredite se quiser, foi o Fusca…)
A Alemanha nazista tinha bastante apreço pela geometria e design e inclusive teve sérios problemas com a escola de Bauhaus…
Primeiro Logo do Twitter
Esse logo lastimável foi criado pelo co-fundador do Twitter e representava toda a informalidade da rede social que inclusive descartava o “E” de seu nome.
Eventualmente a galera se tocou que essa marca não era nada comercial e resolveram isso comprando esse passarinho azul por 15 dólares num banco de logos…
Primeiro Logo do Starbucks
► LEIA: O segredo estético da sereia do Starbucks ◄
O Starbucks foi inspirado no clássico Mobby Dick, sendo seu nome uma referência a um personagem do romance e a sereia uma forma de dar um ar místico aos cafés da marca.
Quanto ao “Tea” e “Spices”, vale lembrar que a Starbucks era uma pequena loja de bairro que não tinha absolutamente nada a ver a versão repaginada de Howard Schultz.
Para me redimir desse show de horrores, eu te ofereço um post com as dicas de logo design da Pentagram, a maior agência do mundo!
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