Agora é a vez da Firefox fazer um redesign “open-source”, assim como sua marca-mãe Mozilla fez no último ano e se livrou de uma enxurrada de críticas!
A decisão por um novo logo se deve a expansão do navegador para outros apps e serviços, como ferramentas de compartilhamento, realidade virtual e outras que tem como objetivo “ajudar as pessoas serem mais eficientes e seguras na internet”.
Três times foram chamados para trabalhar no novo logo, sendo eles o time de UX da Firefox, a agência Hicks Design (UK) e o estúdio Ramotion de San Francisco. Porém o projeto in-house foi descartado e fundido à Hicks Design, resultando nos dois sitemas vistos abaixo:
Ambos os grupos de logos seguem o novo sistema de design da Firefox (chamado Photon Design System), partindo de uma marca principal (abaixo) que se expande para diversos outros ícones.
A Mozilla fez um post apresentando as marcas e é justamente lá que eles esperam que você opine, (não, não é votação; é opinião mesmo) assim ela poderá guiar suas decisões de padronagem, tipografia, motion e etc., etc.
Eu pessoalmente não gostei de nenhuma das duas masterbrands, não por serem ruins, mas porque eu acho a atual maravilhosa… Mas e você, qual logotipo escolheria?