Não: o logo da Apple NUNCA teve proporção áurea¹ — esse é só mais um mito popular do design gráfico!
Mas a boa notícia para os amantes da proporção é que a Emily Oberman, criativa da maior agência de design do mundo, acaba de redesenhar o brasão da Warner Bros. usando o retângulo áureo como base do redesenho.
O objetivo é trazer a marca centenária para o século 21 e assim enfrentar a Netflix, Amazon, e outros sites de streaming que estão ameaçando a soberania da gigante de Hollywood.
O Novo Logotipo da Warner Bros.
[bs-quote quote=“O novo logo é uma forma de levar a marca para o futuro, falando sobre quem ela é e o poder de uma boa história.” style=“style-10” align=“center” color=”#5f4b8b” author_name=“Emily Oberman” author_job=“Designer da Pentagram” author_link=“https://www.pentagram.com/about/emily-oberman”][/bs-quote]
Uma vez eu postei que doutores em matemática provam que a proporção áurea é um mito, porém é válido lembrar outra coisa que eu disse: você deve continuar usando‑a mesmo ela sendo uma farsa.
Digo isso não porque acredito nos poderes mágicos dela, mas porque ela dá uma base ao teu job que garante que tudo sairá mais harmonioso, o que diminui as chances de sair um job ruim. (Ou seja, qualquer sistema de proporção serviria.)
Até hoje, os detratores da proporção diziam que “não existe grandes marcas / designers usando a proporção”, porém tudo muda agora com esse belo redesign que dá novos ares à Warner sem descaracterizá-la em nada — bem como mandam as regras de um bom redesign de logo.
Eu sou bastante honesto e por isso sou obrigado a falar: o redesign da Warner Bros. tá maravilhoso mesmo sendo feito em fábula áurea.
A única coisa que me incomoda — e aí eu gostaria de saber a sua opinião — é que o formato da proporção deixou esse escudo com muita cara de super-herói e correlatos para mim, o que obviamente não representa a variedade de produções da marca.
Foi só olhar e já pensei nele no peito do Superman ou time de eSports. ?
Aplicações da Marca
Infelizmente ainda temos poucos exemplos de aplicações, mas o que sabemos até o momento é que a nova identidade visual conta com uma versão 3D que será usado em touchpoints que requerem mais realismo, como entradas de filme.
Outra novidade é que a marca conta com uma nova typeface batizada de Warner Bros. Sans, que não só está no novo brasão da Warner como também nos novos cartões de visita da marca.
O que você achou do novo logo da Warner Bros? Sair do amarelo pro azul funciona? O novo brasão te passa credibilidade? Fala aí nos comments! ♥