Um criativo sem referências não é nada, então que tal ter as referências criativas mais incríveis do mundo?! ?
A nossa lista de melhores campanhas do ano chegou e novamente digo que está melhor do que nunca, com direito a agências e marcas brasileiras que provam o enorme poder dos designers gráficos e publicitários para o Brasil e o mundo. Sim, somos um mercado fechado e pequeno, mas potencial não nos falta! ?
Mas quem decide os vencedores..? Você, é claro!
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Critério de Avaliação
A lista foi feita graça ao Instagram do Temporal Cerebral, onde milhares de pessoas como você votam em suas propagandas / publicidades favoritas diariamente.
Quase sempre as imagens com mais likes são as vencedoras, porém há uma ressalva: eu puno aquelas nas quais a criatividade foi o de menos.
Exemplo: artes criticando Trump e Dilma disparam em votos mesmo não tendo nada de especial já que mexem com as emoções das pessoas. O mesmo vale para uma imagem de um bichinho ferido, por exemplo, por isso desenvolvi uma fórmula para diminuir os pontos delas embora isso nem sempre baste para tirá-las da lista. (#Spoiler)
Ah, o meu gosto pessoal tem impacto mínimo nessa lista e se limita a desempates em 99% dos casos, por isso pode ir sem medo que aqui só estão os melhores! ?
- As melhores campanhas de 2018 (primeiro semestre);
- As melhores campanhas de 2017;
- As melhores campanhas de 2016.
Campanha do Subway de 30 centímetros [Hors-Concours]
“Our Subs have 12 inches even when it’s cold outside.”
Começamos com uma propaganda norte-americana que descobrimos no último dia do ano e que bombou ao ponto de ultrapassar a maioria das campanhas nesse post!
Eu só a deixei como hors-concours pois me parece ter sido algo local e muito informal / zoeiro, por isso achei inapropriado avaliá-la como os trabalhos mais “sérios” do resto da lista… ?
(Se computássemos os votos, teríamos o sexto lugar!)
Campanha da ETH Foundation — Einstein Entregador de Pizza [20]
“Mentes brilhantes não devem se perder trabalhando para estudar.”
A ironia dessa campanha é que o Einstein trabalhava em um escritório da patentes full-time quando propôs suas primeiras teorias, logo a real é que mentes realmente brilhantes não são afetadas por part-time jobs, hahaha…
Mas o conceito continua sendo genial e eu concordo 100% que nin-guém! deveria trabalhar durante a faculdade. : )
Agência Ruf Lanz
Campanha da Lavera Cosméticos — Inspiração Animal [19]
“A inspiração é o único uso que fazemos dos animais.”
Agência Rabarba
Campanha do Café Buriteco — Óculos de Xícaras[18]
“Tirar um cochilo ou tomar um cafezinho?”
O Buriteco Café é uma das poucas campanhas brasileiras desse ano graças à simplicidade irresistível de sua arte. Se você for de São Luís (Maranhão), parabenize-os pessoalmente por nós! = )
Agência Phocus
Campanha “Jurassic Host” da Infinite [HC]
Alfinetando uma certa hospedagem de um certo crocodilo azul.
Criada no ápice do filme Jurassic World, essa campanha da Infinite explodiu em alcance e estrelou nossa lista de meio de ano, porém não acaba aí já que até hoje a empresa vem batendo recordes de visitantes todo mês graças a sua repercussão.
Incrível como uma brincadeira combinada com um pouco de design gráfico pode impulsionar negócios, não é mesmo? ?
Agência Siskin & Verbran
Campanha das Panelas Anti-Aderentes Ammeloo [17]
“Não deixe a panela roubar sua comida.”
Eu particularmente achei essa série de artes um nojo. mas como é vocês que determinam os vencedores… ?
Agência Amber (China)
Campanha das Facas Miyabi — Salmão Diamante [16]
Sua comida vira uma joia rara com as facas Miyabi.
Essa é uma daquelas artes que se sairia muito melhor case fosse mais óbvia. É importante ter em mente que o público leigo não foi treinado para pescar brincadeiras visuais como essa, por isso todo ano vejo dezenas de comentários de incompreensão pelo Temporal Cerebral.
No caso da arte acima, isso poderia ter sido resolvido acentuando as linhas do diamante ou apenas tornando o texto mais claro e menos discreto, assim algumas pessoas não teriam a ignorado ou visto um pião rosa, por exemplo.
Isso é importante pois sempre estou vendo artes de repercussão pífia ganharem prêmios, mas fica a pergunta: as publicidades são pensadas para painéis de especialistas ou pro público-alvo que está na rua?!
Se quem tá na rua não curtiu, premiar tal campanha é tão estúpido quanto declarar um time perdedor campeão porque um jogador fez um gol bonito. Não mendigue clareza: todo job deve ser óbvio a não ser que o seu briefing indique o contrário! ?
Agência Herezie Group
Campanha contra Alzheimer — Memória Quebra-Cabeças [15]
“Peça a peça, o Alzheimer some com sua memória.”
A Alzheimer Research Initiative ilustrou de forma genial como a mal de Alzheimer embaralha a mente das vítimas e torna até o reconhecimento de um parente uma tarefa hercúlea. =(
Agência Superhumans
Campanha do Salón Erótico de Barcelona Apricots [HC]
“Vivemos num país hipócrita.”
Essa é uma campanha de 2016 que eu só fui conhecer esses dias, porém ela é tão real e in-your-fucking-face que merece destaque aqui por não ter sido honrada no post daquele ano.
Agência Vinema
Campanha da United Cooling — Picolé Derretido [14]
Sistema de refrigeração United Cooling.
Agência Trozzolo
Campanha de Adoção da Santa Alianza [13]
“Milhares de crianças esperam mais de 7 anos para conhecerem seus pais.”
Essa arte encabeçou a lista do primeiro semestre, porém agora ficou apenas com o décimo terceiro lugar… Lamentei muito já que o assunto é de extrema relevância! Merecia mais… não? ?
Agência Sancho BBDO
Campanha da WWF — Gato-Leopardo em Gestalt [12]
“Ajude a proteger o Leopardo Asiático.”
O Leopardo Asiático se parece com um gatinho doméstico e é justamente esse um dos motivos que estão o levando à extinção. Mas por que a montanha?!
É que a espécie foi praticamente extinta das áreas montanhosas do Cáucaso, local onde deveria ser abundante, por isso a World Wildlife Fund brincou com a Gestalt colocando a cabeça de um Gato-Leopardo numa bela montanha.
Agência Possible
Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes, Follow the Arches do McDonald’s [HC]
“Siga os arcos.”
Esse campanha 3 Leões e só não ficou com o primeiro lugar aqui pois não é um cartaz. Porém o Mc não precisa ficar triste já que…
Agência Cossette Toronto
Campanha da Pekao Fresh Market [11]
“Qualquer escolha é uma boa escolha.”
A Pekao tem frutos do mar tão frescos que é como se o próprio salmão se fatiasse para o prato do cliente! (Mas, novamente, mendigaram clareza na arte…)
Agência Cazard DDB
Campanha do Burger King — Melhor com Fogo [10]
“É sempre melhor com fogo. Hambúrgueres na brasa Burger King.”
A Burger King se orgulha muito de seus burgers que feitos na brasa, mas como provar que eles são melhores sem saboreá-los? Mostrando que tudo é mais emocionante com fogo, é claro!
Agência Buzzman
Faça meu ano feliz seguindo o Insta do Temporal (clique abaixo)!
Campanha do Dos Miradas — Trump Palhaço [9]
“Um ponto de vista diferente.”
Agência TBWA Buenos Aires
Campanha Contra Diabetes da Tailândia [HC]
“Doces matam.”
Essa também não é uma campanha nova, porém ela é tão incrível que foi curtida como se fosse e agora está aqui para compensar o desprestígio de seu lançamento. ?
Designer Nattakong Jaengsem
Campanha da Bio Suisse — Abelha Croissant [8]
“Tudo está conectado: o plantio orgânico cria o ambiente para os insetos viverem.”
Essa arte estava no topo das melhores campanhas do primeiro semestre, porém agora está amargando o oitavo lugar… A boa notícia?
É sinal que tem coisa muuuito mais criativa para você logo abaixo! ?
Agência Thjnk
Campanha da NatGeo — Africa’s Deadliest [7]
“No ciclo infinito da vida, a morte de alguns é vida para outros.”
A National Geographic ilustrou o ciclo da vida de forma primorosa nessa série de artes onde predador e presa entram em um círculo de batalha infinito (assim como os lados de um círculo).
Agência Rocket Yard
Campanha da Croco Beach — Tartaruga no Canudo [6]
“Usar um canudo custa 4 minutos da sua vida, porém a vida inteira de uma tartaruga.”
E o Brasil retoma a lista (e às primeiras posições) com essa propaganda ilustrando a importância do banimento dos canudos que já está valendo aqui no Rio de Janeiro. Essa bela arte só não bombou mais porque… bom, logo você vai entender.
Agência EBM Quintto Comunicação
Campanha do McDonald’s — Fritas Banksy [5]
“Surfar na hype” foi pouco esse ano…
O Banksy parou o mundo ao fazer uma arte que se auto destruía — uma ideia tão insana que permitiu marcas como o McDonald’s surfarem na hype e conquistar um belo lugar na nossa lista.
Essa prática é chamada “newsjacking” e é uma das mais eficientes do marketing digital; caso você gerencie alguma página, não deixa de testá-la! ?
Agência DDB
Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes — Grande Ilha de Lixo do Pacífico [HC]
Você sabia que existe uma ilha de lixo do tamanho da França no Oceano Pacífico? Esse projeto in-crí-vel da BBDO visa transformar a ilha de lixo em um país, e para tal já criaram bandeiras, cédulas e até mesmo passaporte para seus cidadãos.
Essa sem dúvidas foi a campanha mais criativa que já vimos e não há prêmio que chegue a sua grandeza; nosso primeiro lugar não é nada perto dela… <3
Agência AMV BBDO London
Campanha de Mercury Energy — Praia Hambúrguer [4]
“Abasteça seu carro pelo preço de um hambúrguer.”
É difícil achar o que não é genial nessa imagem: o gado simulando os gergelins de um pão, a vegetação costeira formando a salada, a areia amarela formando o queijo… transformar uma praia num hambúruger foi uma jogada genial!
Agência FCB
Campanha do Greepeace contra Plástico nos Oceanos [3]
“Não segue a vida dos nossos oceanos.”
A honestidade brutal (e usual) do Greenpeace o garantiu o terceiro lugar graças a essa arte que com certeza foi uma das mais impactantes na história do Temporal Cerebral.
A arte poderia impactar ainda mais caso o designer tivesse forçado um olhar triste, por exemplo, mas felizmente meu coração foi poupado disso… ?
Agência Rethink
Campanha do Migros Café — Xícara Olho [2]
O poder da semiÓTICA, literalmente!
Agência Serdesin
Campanha Vencedora do Cannes de Ouro — KFC e a Fumaça Frita [HC]
“Quente e Picante”
E novamente sou forçado a falar da obviedade já que vários leitores reclamaram de não entender essa arte mesmo ela tendo sido uma das mais votadas de todos os tempos.
Isso seria facilmente resolvido caso o designer tivesse deixado o frango numa cor mais clara em vez desse degradê que realmente parece apenas fumaça para o público leigo.
Agência Ogilvy & Mather HK
Campanha do McDonald’s — Automac 24 Horas [1]
“Automac Aberto à Noite Inteira”
Eu não disse que o Mc não tinha motivo para lamentar? Ele ganhou o primeiro lugar e também o recorde de curtidas da história do Temporal com folga! ?
Esse é mais um belíssimo exemplo de como as melhores ideias nem sempre precisam de execuções caras e trabalhosas; é só gastar um bom tempo no brainstorm e você chegará a soluções mais simples e baratas do que você pode imaginar. 😉
Agência Publicis One
Conclusão
Eu achei as campanhas desse ano significativamente mais minimalistas que de costume e especialmente inspiradoras por esse mesmo motivo.
Digo isso pois analiso anúncios há anos e cada vez mais noto que a simplicidade se destaca tanto aqui quanto na minha atuação, como se hoje as pessoas estivessem tão saturadas de informação que a melhor alternativa sempre é aquela com maior grau de obviedade.
Num mundo onde o feed é mais rolado do que observado, você definitivamente não quer que alguém tenha que gastar um neurônio sequer para entender o que você quer vender — seja o mais óbvio que você puder!
Mas e aí, o que você achou da lista desse ano? Está satisfeito com o primeiro colocado?
↑ Segue aí, por favor! <3 ↑