As 15 melhores propagandas do 1º semestre de 2018

As 15 melhores propagandas do 1º semestre de 2018

As campanhas mais criativas de 2018 .1 chegaram e dessa vez estão menos polêmicas, porém mais criativas e impactantes do que nos anos anteriores! (Tendência ou acaso?!)

E se você for um amante das propagandas criativas que é novo aqui no Temporal, saiba que essa lista é feita a cada 6 meses e que já tem muito trabalho fod* nos links abaixo.


AS MELHORES CAMPANHAS DE 2018 (FINAL)


Tópicos do Artigo 

As melhores campanhas de 2017;

As melhores campanhas de 2016;

Você / sua agência faz pubs como essas? Pode mandar que a gente posta. 😉


Critério de Avaliação

As artes são escolhidas via voto popular no Instagram do Temporal Cerebral, onde postamos DEZENAS de designs criativos todo santo mês (e tem muita coisa legal e premiada lá que não está aqui, então segue lá)!

Exceções: tiramos pontos de propagandas que se alimentam de polêmica (fanatismo político) e sensibilidade alheia (cachorrinho doente), por exemplo. É difícil explicar o processo já que envolve um feeling adquirido ao longo dos anos, mas fique tranquilo pois essa curadoria jamais foi criticada. 😉

Ps: também temos 4 hors-concours além das vencedoras, seja porque não são adequadas à categoria (vídeo em vez de imagem), gosto pessoal e etc. Aproveite a inspiração bônus aí!


Campanha da Crossfit Cangaço [15]

Toureiro obeso se esconde de touro atrás de um poste.

Evite fins pesados.”

Essa série traz vários personagens que estão prestes a ter um fim trágico porque deixaram o “bucho” crescer um pouquinho demais… Me fez repensar os 6kg que ganhei nesse ano, hahaha!

Agência Bolero Comunicação

Campanha “Seu Tablet não é uma TV” da Sharp [14]

Seu tablet não é uma TV.”

A melhora das conexões wi-fi e telas mobile têm prejudicado as vendas de TV, porém essa propaganda nos lembra que um tablet jamais dará o mesmo prazer de uma HDTV!

Agência Archer Troy

Campanha dos Picolés Parejita [13]

Divididos, eles unem.”

Essa arte maraaaaavilhosa da Parejita mostra como seu picolé que divide em dois promove a união, seja entre amigos ou adversários como o Papai Noel e o Grinch!

Merece uma parabenização extra por ter simulado a personagem da Universal sem ter que pagar royalties nem levar um processo. 😀

Agência Garnier BBDO

Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes — Grande Ilha de Lixo do Pacífico [HC]

Você sabia que existe uma ilha de lixo do tamanho da França no Oceano Pacífico? Esse projeto in-crí-vel da BBDO visa transformar a ilha de lixo em um país, e para tal já criaram bandeiras, cédulas e até mesmo passaporte para seus cidadãos!

Esse é o número da nossa lista de melhores projetos, então não deixe de conferir. 😉


Campanha Vencedora do Cannes de Prata da Reporter Magazine[12]

Homem andando contra multidão nazista após ler a Reporter Magazine.

Essa foi uma das minhas campanhas favoritas, e é por isso que eu tenho uma dura crítica contra ela: por que ser tão discreta?!

A Reporter não é tão famosa assim; é difícil de ler o nome da revista; não tem um slogan nem logo nem nada na arte… Tinha tudo para ser um top 5 e ganhar um Leão de Ouro, porém foram sucintos demais. =/

Agência Y&R Prague

Campanha da Multidão no Copo de Coca [11]

Taste the Feeling.”

Não satisfeita com seus infinitos Leões de Cannes, a Ogilvy se superou mais uma vez com essa arte onde uma galera curte um show dentro de um copo de Coke.

É impossível não apreciar esse degradê quase cirúrgico, combinado com luzes que lembram muito as bolhas produzidas pelo gás do refri; simplesmente incrível!

Agência Ogilvy

Campanha da Kuba Headphones, “Handmade” [10]

Headphones feito à mão.”

Eu vou pular a explicação óbvia para emitir um alerta: alguma pessoas julgaram essa campanha racista, como se “o negro estivesse servindo a branca”, porém isso é um grande equívoco já que também há versões onde o oposto ocorre.

Problematizar é importante, mas precisamos ter limites para não julgar isoladamente. Aprecie a criatividade primeiro, então investigue, e reclame depois. 😉

Agência 3

Campanha da “Maior Riqueza” do Hospital Moinhos de Vento [9]

Quem herdará o mais valioso dos seus bens?”

Esse coração em formato de memorabília preciosa lembra que eu e você temos muito mais do que meros bens materiais para deixar pro mundo.

Embora essa seja a minha melhor campanha do ano, eu lamentei a joia não ser avermelhada para evitar dificuldades de interpretação (que eu testemunhei inclusive).

Nunca duvide do “poder do óbvio”; todos estudos de marketing mostram que artes são mais bem-sucedidas quanto mais coerentes forem—e às vezes 1 share faz toda a diferença.

Agência McCann Health

Tá curtindo? Clique e siga aí! ↓


Campanha “Jurassic Host” da Infinite [HC]

Uma alfinetada em uma certa hospedagem de websites.

A hospedagem em nuvem Infinite alcançou mais de 6 mil empreendedores digitais ao brincar com o passado evolutivo dos crocodilos e o filme Jurassic World!

RELACIONADO: Doritos lança ovo de dinossauro com Jurassic World!

Agência Siskin & Verbran

Criança Socorrendo Astronauta [8]

Não deixe as crianças e seus sonhos morrerem.”

A situação de guerra no Oriente Médio continua gerando campanhas incríveis—e deprimentes—como mostra mais esse exemplar da Save The Children… 🙁

Agência Y&R

Campanha do Apple Pay no Habib’s [7]

Nos informe a agência caso souber!

Há aprox. 1 ano o Habib’s fez um mega rebranding que tirou aquele ar de marca classe D, o que rendeu um design gráfico e interiores de primeiro para a franquia.

Tenho a sensação que a marca está mais vanguardista, e um bom exemplo disso é adotar pagamentos digitais, como mostra essa esfiha em forma do logo da Apple.

Agência Publicis

Campanha do McDonald’s para Copa do Mundo [6]

Catedral de São Basílio feita com sorvetes

Essa propaganda é uma criação dos brasileiros da DPZ&T e sua simplicidade genialidade dispensam qualquer explicação! 😀

Agência DPZ&T

Campanha Vencedora do Cannes de Ouro — Lacoste Save Our Species [HC]

Clique e saiba mais.

A Lacoste substituiu seu logo por 10 animais em extinção e ganhou Leão de Ouro em Design e Branding pelo seu serviço de conscientização.

Trata-se de uma série limitada de camisas (referente ao número de animais vivos) e todo o lucro foi revertido na preservação desses animais. Branding + Serviço Social = Perfeição!

Agência BETC Paris

Campanha das Facas Miyabi [5]

A Beleza da Afiação.”

A Miyabi promete cortes precisos ao ponto de tornar qualquer comida em uma joia preciosa.

Agência Herezie Group

Campanha do Alzheimer Research Institute [4]

Peça a peça, o Alzheimer apaga a memória. Ajude a vencer essa batalha.”

Eu assisti a minha vó perdendo fragmentos de memória passo-a-passo ao longo de anos: um parente distante aqui, um neto (opa, eu) alí e de repente até um filho… 100% factível.

Agência BBDO Germany

Campanha de Adoção de Crianças da Santa Alianza [3]

Algumas crianças levam 7 anos para conhecerem seus pais. Coloque um fim a essa espera.”

Em vez de dar elogios óbvios a essa arte maravilhosa, faço um apelo: o mundo já tem gente de sobra, amigo(a)! Se o teu sonho não for replicar DNA, escolha adotar! ♥

Agência Sancho BBDO

Campanha de Alimentos Orgânicos da Suíça [2]

Tudo está conectado. O plantio de comida orgânica cria o ambiente no qual insetos podem viver e trabalhar.”

E roubando violentamente o segundo lugar conquistando 200 likes em um único dia (e na última semana), temos a organização de fazendeiros Bio Suisse!

Eu honestamente não acho que ela merecia o segundo lugar, mas não se pode negar que fazer uma abelha com um croissant é bem criativo; simplicidade típica do Design Suíço!

Agência thjnk

Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes, Follow the Arches do McDonald’s [HC]

Siga os arcos.”

Provavelmente nunca foi tão fácil escolher o grande vencedor do Cannes Outdoor antes do McDonald’s transformar seus arcos em sinalização de trânsito.

Esse anúncio sutil ganhou 3 Leões e, se fosse um cartaz em vez de sinalização, teria ganhado o primeiro lugar dessa lista com bastante folga! 😀

Agência Cossette Toronto

Campanha Vencedora do Cannes de Ouro — KFC & Fumaça de Frango [1]

Quente e Picante”

Essa é uma forte candidata a melhor campanha do ano inteiro, tendo recebido tantos likes em tantas plataformas que nem foi possível quantificar!

Para os que não entenderam: a ideia é transformar o frango frito do KFC em fumaça, o que inclui essa versão com carro de corrida, outra com foguete espacial e até uma com a explosão dos Power Rangers; vale conferir.

Agência Ogilvy & Mather HK

O que você achou do primeiro lugar? Outra merecia mais? Fala aí pra gente pois não foi nada fácil decidir que ficaria ou saíria da lista!

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