As campanhas mais criativas de 2018 .1 chegaram e dessa vez estão menos polêmicas, porém mais criativas e impactantes do que nos anos anteriores! (Tendência ou acaso?!)
E se você for um amante das propagandas criativas que é novo aqui no Temporal, saiba que essa lista é feita a cada 6 meses e que já tem muito trabalho fod* nos links abaixo.
AS MELHORES CAMPANHAS DE 2018 (FINAL)
Tópicos do Artigo
As melhores campanhas de 2017;
As melhores campanhas de 2016;
Você / sua agência faz pubs como essas? Pode mandar que a gente posta. 😉
Critério de Avaliação
As artes são escolhidas via voto popular no Instagram do Temporal Cerebral, onde postamos DEZENAS de designs criativos todo santo mês (e tem muita coisa legal e premiada lá que não está aqui, então segue lá)!
Exceções: tiramos pontos de propagandas que se alimentam de polêmica (fanatismo político) e sensibilidade alheia (cachorrinho doente), por exemplo. É difícil explicar o processo já que envolve um feeling adquirido ao longo dos anos, mas fique tranquilo pois essa curadoria jamais foi criticada. 😉
Ps: também temos 4 hors-concours além das vencedoras, seja porque não são adequadas à categoria (vídeo em vez de imagem), gosto pessoal e etc. Aproveite a inspiração bônus aí!
Campanha da Crossfit Cangaço [15]
“Evite fins pesados.”
Essa série traz vários personagens que estão prestes a ter um fim trágico porque deixaram o “bucho” crescer um pouquinho demais… Me fez repensar os 6kg que ganhei nesse ano, hahaha!
Agência Bolero Comunicação
Campanha “Seu Tablet não é uma TV” da Sharp [14]
“Seu tablet não é uma TV.”
A melhora das conexões wi-fi e telas mobile têm prejudicado as vendas de TV, porém essa propaganda nos lembra que um tablet jamais dará o mesmo prazer de uma HDTV!
Agência Archer Troy
Campanha dos Picolés Parejita [13]
“Divididos, eles unem.”
Essa arte maraaaaavilhosa da Parejita mostra como seu picolé que divide em dois promove a união, seja entre amigos ou adversários como o Papai Noel e o Grinch!
Merece uma parabenização extra por ter simulado a personagem da Universal sem ter que pagar royalties nem levar um processo. 😀
Agência Garnier BBDO
Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes — Grande Ilha de Lixo do Pacífico [HC]
Você sabia que existe uma ilha de lixo do tamanho da França no Oceano Pacífico? Esse projeto in-crí-vel da BBDO visa transformar a ilha de lixo em um país, e para tal já criaram bandeiras, cédulas e até mesmo passaporte para seus cidadãos!
Esse é o número da nossa lista de melhores projetos, então não deixe de conferir. 😉
Campanha Vencedora do Cannes de Prata da Reporter Magazine[12]
Homem andando contra multidão nazista após ler a Reporter Magazine.
Essa foi uma das minhas campanhas favoritas, e é por isso que eu tenho uma dura crítica contra ela: por que ser tão discreta?!
A Reporter não é tão famosa assim; é difícil de ler o nome da revista; não tem um slogan nem logo nem nada na arte… Tinha tudo para ser um top 5 e ganhar um Leão de Ouro, porém foram sucintos demais. =/
Agência Y&R Prague
Campanha da Multidão no Copo de Coca [11]
“Taste the Feeling.”
Não satisfeita com seus infinitos Leões de Cannes, a Ogilvy se superou mais uma vez com essa arte onde uma galera curte um show dentro de um copo de Coke.
É impossível não apreciar esse degradê quase cirúrgico, combinado com luzes que lembram muito as bolhas produzidas pelo gás do refri; simplesmente incrível!
Agência Ogilvy
Campanha da Kuba Headphones, “Handmade” [10]
“Headphones feito à mão.”
Eu vou pular a explicação óbvia para emitir um alerta: alguma pessoas julgaram essa campanha racista, como se “o negro estivesse servindo a branca”, porém isso é um grande equívoco já que também há versões onde o oposto ocorre.
Problematizar é importante, mas precisamos ter limites para não julgar isoladamente. Aprecie a criatividade primeiro, então investigue, e reclame depois. 😉
Agência 3
Campanha da “Maior Riqueza” do Hospital Moinhos de Vento [9]
“Quem herdará o mais valioso dos seus bens?”
Esse coração em formato de memorabília preciosa lembra que eu e você temos muito mais do que meros bens materiais para deixar pro mundo.
Embora essa seja a minha melhor campanha do ano, eu lamentei a joia não ser avermelhada para evitar dificuldades de interpretação (que eu testemunhei inclusive).
Nunca duvide do “poder do óbvio”; todos estudos de marketing mostram que artes são mais bem-sucedidas quanto mais coerentes forem—e às vezes 1 share faz toda a diferença.
Agência McCann Health
Tá curtindo? Clique e siga aí! ↓
Campanha “Jurassic Host” da Infinite [HC]
Uma alfinetada em uma certa hospedagem de websites.
A hospedagem em nuvem Infinite alcançou mais de 6 mil empreendedores digitais ao brincar com o passado evolutivo dos crocodilos e o filme Jurassic World!
► RELACIONADO: Doritos lança ovo de dinossauro com Jurassic World! ◄
Agência Siskin & Verbran
Criança Socorrendo Astronauta [8]
“Não deixe as crianças e seus sonhos morrerem.”
A situação de guerra no Oriente Médio continua gerando campanhas incríveis—e deprimentes—como mostra mais esse exemplar da Save The Children… 🙁
Agência Y&R
Campanha do Apple Pay no Habib’s [7]
Nos informe a agência caso souber!
Há aprox. 1 ano o Habib’s fez um mega rebranding que tirou aquele ar de marca classe D, o que rendeu um design gráfico e interiores de primeiro para a franquia.
Tenho a sensação que a marca está mais vanguardista, e um bom exemplo disso é adotar pagamentos digitais, como mostra essa esfiha em forma do logo da Apple.
Agência Publicis
Campanha do McDonald’s para Copa do Mundo [6]
Catedral de São Basílio feita com sorvetes
Essa propaganda é uma criação dos brasileiros da DPZ&T e sua simplicidade genialidade dispensam qualquer explicação! 😀
Agência DPZ&T
Campanha Vencedora do Cannes de Ouro — Lacoste Save Our Species [HC]
A Lacoste substituiu seu logo por 10 animais em extinção e ganhou Leão de Ouro em Design e Branding pelo seu serviço de conscientização.
Trata-se de uma série limitada de camisas (referente ao número de animais vivos) e todo o lucro foi revertido na preservação desses animais. Branding + Serviço Social = Perfeição!
Agência BETC Paris
Campanha das Facas Miyabi [5]
“A Beleza da Afiação.”
A Miyabi promete cortes precisos ao ponto de tornar qualquer comida em uma joia preciosa.
Agência Herezie Group
Campanha do Alzheimer Research Institute [4]
“Peça a peça, o Alzheimer apaga a memória. Ajude a vencer essa batalha.”
Eu assisti a minha vó perdendo fragmentos de memória passo-a-passo ao longo de anos: um parente distante aqui, um neto (opa, eu) alí e de repente até um filho… 100% factível.
Agência BBDO Germany
Campanha de Adoção de Crianças da Santa Alianza [3]
“Algumas crianças levam 7 anos para conhecerem seus pais. Coloque um fim a essa espera.”
Em vez de dar elogios óbvios a essa arte maravilhosa, faço um apelo: o mundo já tem gente de sobra, amigo(a)! Se o teu sonho não for replicar DNA, escolha adotar! ♥
Agência Sancho BBDO
Campanha de Alimentos Orgânicos da Suíça [2]
“Tudo está conectado. O plantio de comida orgânica cria o ambiente no qual insetos podem viver e trabalhar.”
E roubando violentamente o segundo lugar conquistando 200 likes em um único dia (e na última semana), temos a organização de fazendeiros Bio Suisse!
Eu honestamente não acho que ela merecia o segundo lugar, mas não se pode negar que fazer uma abelha com um croissant é bem criativo; simplicidade típica do Design Suíço!
Agência thjnk
Campanha Vencedora do Grand Pix de Cannes, Follow the Arches do McDonald’s [HC]
“Siga os arcos.”
Provavelmente nunca foi tão fácil escolher o grande vencedor do Cannes Outdoor antes do McDonald’s transformar seus arcos em sinalização de trânsito.
Esse anúncio sutil ganhou 3 Leões e, se fosse um cartaz em vez de sinalização, teria ganhado o primeiro lugar dessa lista com bastante folga! 😀
Agência Cossette Toronto
Campanha Vencedora do Cannes de Ouro — KFC & Fumaça de Frango [1]
“Quente e Picante”
Essa é uma forte candidata a melhor campanha do ano inteiro, tendo recebido tantos likes em tantas plataformas que nem foi possível quantificar!
Para os que não entenderam: a ideia é transformar o frango frito do KFC em fumaça, o que inclui essa versão com carro de corrida, outra com foguete espacial e até uma com a explosão dos Power Rangers; vale conferir.
Agência Ogilvy & Mather HK
O que você achou do primeiro lugar? Outra merecia mais? Fala aí pra gente pois não foi nada fácil decidir que ficaria ou saíria da lista!