A Chama Olímpica está queimando o filme da França graças ao primeiro logo personificado da história da competição!
Esse novo emblema é a combinação da chama olímpica, a medalha de ouro e a lendária Marianne* — que infelizmente parece estar sendo interpretada como uma típica francesa esnobe e apática pelo público.
A Marianne é o símbolo da república franca, conhecida como a Deusa da Liberdade Francesa e por estrelar do quadro Liberdade Guiando o Povo de Eugène Delacroix — porém todo esse ar sublime foi resumido num logo minimalista over-francês que a internet mundial não está conseguindo lidar.
O Emblema das Olimpíadas de Paris
[bs-quote quote=“A Marianne é uma figura familiar para o povo francês e também um lembrete que os jogos olímpicos são para todos, homenageando as atletas de 1900 que foram as primeiras a competir na história das Olimpíadas.” style=“style-10” align=“center” color=”#5f4b8b” author_name=“Comitê Olímpico”][/bs-quote]Antes que alguém se engane: eu gostei do logo e amei o conceito! PORÉM…
Embora ele tenha uma excelente fluência de processamento e significados claros, como os melhores logos costuma ter, esse desenho acaba falhando ao exagerar no que melhor representaria a estética francesa:
- A Marianne é um símbolo da Revolução Francesa e é dispensável dizer que ninguém tinha cabelo chanel no século 18.
- Nenhuma das minhas amigas francesas, e nem as conhecidas que conheci através dela, têm um penteado remotamente semelhante a este em pleno século 21.
- Conclusão: esse logo é uma caricatura do que é uma francesa.
Esse penteado estereotípico é o que denigre a marca, dando à Marianne uma cara de esnobe em vez da austeridade de uma deusa ou mesmo a garra de uma atleta / revolucionária.
Não teria sido melhor, por exemplo, usar chamas mais agressivas para representar o espírito olímpico e competitividade?
Tipografia das Olimpíadas de Paris
A tipografia se inspira no movimento Art Decó, que teve seu ápice na época dos jogos olímpicos de Paris em 1924.
As letras têm uma sofisticação sublime (em vez do ar fútil da Marianne) e resultou em aplicações bem artísticas, como manda o design francês.
Memes das Olimpíadas de Paris
Odiar é muito melhor com memes e os internautas já arranjaram mil maneiras de massacrar a pobre Marianne. O melhor é ela querendo falar com o gerente:
Eu continuo gostando do logo independente das críticas, mas não posso negar que há falhas nele desde o momento em que a agência justificou que “é uma figura comum no dia-a-dia dos franceses”.
As Olimpíadas podem ser na França, mas os jogos olímpicos não são para os franceses, portanto eu acho questionável criar um logo tão afrancesado — principalmente quando ele acaba tomando uma cara estereotípica como essa.
Tá aprovado, mas mereceu o esculacho. E você, o que acha? ?