FA Women’s Football League cria marcas para empoderar público feminino

Romário Eichlig

Romário Eichlig

Sem rosa nem silhuetas sensuais — a Liga Inglesa de Futebol Feminino acaba de mudar seu Branding para focar com tudo no público feminino em vez dos pun…

Toda a campanha visa inspirar garotas de 15 anos a se envolverem com o futebol e assim “duplicar o número de espectadoras” através de um redesign que lembra inspira dinamismo, ação e até mesmo heroísmo.

Nossa aspiração era criar logos que qualquer menina gostaria de levar numa camisa ou mochila.

Nomad Design

Como? Com conceitos maduros e incomuns no meio esportivo em vez de tratá-las como menininhas delicadas. ↓↓↓ 😀

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[clique para logos anteriores]

Redesign da Women’s SUPER League

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Nossos designs têm um Halo Effect que se reflete em todos os logos.

A agência Nomad, responsável pelos 3 designs, deixa claro que o objetivo aqui era lembrar um brasão típico de super-herói (como o Superman), o que não só casa perfeitamente com o naming “Super League” com inspira as mulheres a irem mais longe.

Note como esse logotipo (ou seria logomarca?) tem uma forma hexagonal e levemente inclinada como se apontasse para o tempo, mostrando para o público que a Super League é o ápice da realização esportiva feminina.

Conceito esse que é perfeitamente reforçado pela cor vermelha que dá ainda mais ação e dinamismo ao design.


Redesign da Women’s Football Championship

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Nossa pesquisa revelou que os gostos das meninas é bem mais maduro que imaginávamos.

Esse logotipo (ou seria logomarca?²) traz uma série de círculos concêntricos que lembram um trampolim, sendo inspirado na visão popular de que esse campeonato é o ponto de salto entre o “amadorismo” e a FA Football Super League.

Note que aqui a cor muda para um verde de ar mais ligado a desenvolvimento e energencia, essenciais para essas mulheres que batalham para chegar ao topo da liga de futebol inglesa.


Redesign da Women’s National League

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O futebol tem muitos benefícios desconhecidos, e o nosso objetivo é revelá-los.

O último logotipo (ou seria logomarca?³) representa a “terceira divisão” do futebol feminino inglês, onde jogam as jovens mais promissoras a nível profissional.

Essa marca traz uma série de traços entrelaçados para representar união e camaradagem — valores vitais para uma minoria guerreira que está batalhando para encontrar seu lugar no mundo dos esportes.


Conceitualização & Aplicação

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Com o grande objetivo de todo esse rebrand é a inspiração e a união entre as mulheres, toda a campanha da FA Women’s Football se pauta em citações inspiradoras de jogadoras e fotos que ressaltam seus talentos sem sensualizar em nada.

Isso é importantíssimo pois a marca está sendo lançada em um período em que as garotas parecem estar mais interessadas futebol, logo a Liga tem que aproveitar essa janela de oportunidade para deixar claro o poder de inspiração e transformação do esporte.

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A gente aqui achou esse rebrand esportivo nota 11! Ele tem um ar contemporâneo e dinâmico perfeito para essas novas gerações, tendo tudo para conseguir inspirar as mulheres como o briefing exigiu.

Eu só senti falta de ver mais aplicações, mas estou certo de que são tão boas quanto os logos. E você, o que achou?

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Romário Eichlig

Romário Eichlig

Criador do Temporal e formado em Industrial Design pela University of West Florida & UNESA.
Especializações em Branding, Marketing e Psicologia Social.

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