Seguindo a onda da Coca-Cola TCCC Unity e a IBM Plex da IBM (◄ fonte completa 100% gratuita), a Netflix se tocou do desperdício que era gastar milhões em licenciamento da Gotham e criou a sua própria fonte, chamada Netflix Sans.
Não foi revelado o quanto será economizado, mas sabemos que não é nada muito diferente do que ocorria com a IBM, que pagava uns 4 milhões de reais/ano pela Helvetica. Seja lá quanto for, vai sobrar dinheiro para fazer uma terceira temporada decente para Stranger Things! : )
Tópicos do Artigo
Netflix Sans, Clean &Functional
[bs-quote quote=“Largamos a Gotham para adotar uma personalidade própria e única, projetada para propósitos funcionais e display.” style=“style-17” align=“center” author_name=“Noah Nathan” author_job=“Designer na Netflix”][/bs-quote]Em suma: objetivo da typeface Netflix Sans é encarnar a marca em qualquer situação possível, seja título ou texto corrido, e nunca mais pagar um dólar sequer para a Typography.com.
Não, a fonte não tem graaaaande personalidade, mas isso não importa: ela foi feita para destacar as estrelas do show e não a si própria. Então embora ela se inspire no logotipo para remeter à marca Netflix, todas as boas normas de tipografia são priorizadas para ela se sair bem em qualquer contexto de iluminação e background, como visto nas aplicações abaixo.
Aplicações em Séries
(Clique nas imagens para ampliar.)
[bs-quote quote=“A fonte \‘dá sem tomar\’, favorecendo a arte e não a distração, além de eliminar excessos.” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]Todos os pesos da Netflix Sans
O projeto foi todo interno, 100% criado pela galera do Netflix. Tá aprovado? 😀