O Menino Duplicado é um dos melhores designs editoriais que você pode ver na sua vida!
O Menino Duplicado
Criado pela carioca Aline Aride, este livro nasceu como um TCC na UFRJ e é um espetáculo de ilustrações e principalmente experiências multi-sensoriais (sim, É MUITO MAIS que texto)! O motivo é que O Menino Duplicado é um livro destinado a crianças deficientes visuais e videntes, promovendo a inclusão social através da história de um menino solitário em busca de um amigo – em uma jornada que inspira o autoconhecimento, inclusão e principalmente o respeito ao próximo.
O Selecionado na 11ª Bienal do Design Gráfico
Cada página recebeu um tipo de acabamento especifíco, de acordo com as características mais relevantes dos objetos/conceitos, apontados por crianças cegas congênitas de 8 a 13 anos. Observe atentamente as imagens a seguir, e você vai notar maravilhas em verniz U.V. hot stamping, que faz algumas páginas simplesmente brilharem!
Mais do que impressionar graficamente e usar o braile para a inclusão, os vernizes nos levam à experiências multi-sensoriais, como ilustrações de alimentos que têm cheiro e um verniz que simula areia no livro!
O livro conta também com páginas de glossário sonoras, descrevendo itens cruciais no dia-a-dia das crianças! Ah, e note a graciosidade que é essa borracha com textura!
Não costumamos postar livros, mas se você tiver um grande projeto como o da Aline Aride aqui do RJ e o livro Linhas de Guerra de Gustavo Vitulo, não deixe de falar conosco!