O Firefox acaba de fazer um redesign completo, totalmente pensado nas novas plataformas digitais e uma nova metodologia do navegador!
Trata-se do segundo redesenho da empresa no ano (pois tivemos o redesign colaborativo da Mozilla), especialmente motivado pelo Photon Design System:
Uma metodologia da Mozilla focada no design de experiência dos produtos Firefox, que garante que todo developers desenvolva designs consistentes para a plataforma (ou seja, saindo da zona à lá Microsoft e Google e se aproximando da Apple).
E como pra ensinar tem que dar exemplo, o seguinte redesenho do Firefox 57 nasceu:
O novo logotipo mantém elementos antigos, mas sinaliza profundas mudanças de acordo com o Photon Design System, com cores fortes e formas simplificadas
A mudança é particularmente especial com o crescimento das plataformas digitais, pois detalhes como continentes e pelos são quase invisíveis em baixa resolução (o que prejudica o logo do Firefox, que geralmente é visto em forma de ícone).
Além de simplificar, o redesign deu maior destaque aos gradients, que é uma tendência do design de logotipos que definitivamente veio para ficar (já que funciona muito bem na web [e o mundo está ficando mais digital do que físico]).
Meu único protesto é quanto a retirada dos continentes do globo: a falta de detalhamento tornou o planeta em uma mera bola azul sem significado… =/
Também houve um redesign da tipografia do Firefox, que na real já deveria te rolado há muito tempo (ou nem ter nascido):
A fonte antiga tinha uma “cor lavada” e um tanto apática, com formas orgânicas que beiram ao amadorismo. E o pior: as formas são particularmente ruins no mobile, o que é péssimo em um planeta que já tem mais smartphones do que geladeiras.
Como a Firefox virou uma mega instituição, há vários produtos alternativos como o Firefox Focus (focado na privacidade em mobiles), e isso evidentemente levou ao redesenho de todos esses ícones de acordo com o Photon Design System.
Abaixo, você pode ver a evolução do logotipo do Firefox desde 2004:
Qual é a sua opinião? A marca tá evoluindo ou não? 😀