Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

Sete formas de usar cor no branding!

42

Brendán Murphy, um nome da grande Lippincott, nos deu um parecer sobre as formas de aplicação de cores no branding – e vindo de um gigante desses, é óbvio qué você não pode perder!

E você não manja da importância do assunto, clique aqui e veja um infográfico da importância das cores no branding!

Anyway, vamos lá!

01. Alinhe com o caráter

cor-no-branding-apple

É extremamente importante alinhar a cor com o caráter da marca, dando algo forte e concreto com o qual os clientes irão se identificar. E a Apple nos ensina um pouco disso:

Ao longo dos anos, a Apple tem usado as cores para se interar de forma única no marketing e nas embalagens, com uma simplicidade incrível admirada por todos.

O bacana é que o impacto da Apple foi tamanho que seu estilo foi além das cores – chegando a produtos domésticos na década de 90 e no início dos anos 2000.

É importante destacar o uso primoroso do minimalismo, que se reflete não só no uso das cores, mas em todo o design da marca!

02. Pense separadamente sobre cor e logo

cor-no-branding-tifanny

Não confunda a cor do logo com a do branding (choque alert)!

A Tifanny & Co. usa uma cor azul quase exclusiva e é uma das cores mais reconhecidas em questão de branding. Porém, a cor do logotipo da Tifanny é uma simples typeface preta serifada.

E curiosamente, o exterior das lojas da Tifanny não usa esse azul tão emblemático! A Tifanny entende ter um “ritual” especial, único e exclusivo associado a sua embalagem.

03. A cor para o consumidor

cor-no-branding

Se desapegue das preferências pessoais; isso é óbvio, mas é difícil de aceifar e aplicar!

Explore o que o seu público-alvo sente; muitas decisões referentes a teoria das cores são arbitrárias, o que é bizarro e inaceitável já que as cores podem ser determinantes no sucesso de uma marca ou produto.

Cores são complexas e requerem um estudo de seus aspectos emocionais e etnográficos!

04. Desafie conotações de cor

cor-no-branding-manchester-united

Muitas marcas que usam a cor vermelha se preocupam com possíveis associações culturais negativas com a cor.

Embora seja importante se preocupar, também é importante não jogar um projeto inteiro fora por causa de algo que é só uma possibilidade e que representa apenas uma faceta da cor.

Embora o vermelho tenha conotações “preocupantes”, também é a cor usada pelo Manchester United, que obviamente traz associações positivas (como garra e poder)’

Aliás, você verá que há potencial nisso no sétimo item!

05. Dê apoio a sua cor

cor-no-branding-urso-da-coca-cola

Trabalhar o branding é importante para entender cada ferramenta da sua marca:

Cores são ferramentas muito eficientes, mas naming, símbolo, imagens e elementos gráficos também são formas importantes de manter a relevância da sua marca!

Por exemplo: a Coca-Cola é mundialmente reconhecida pelo vermelho.

Mas além disso, a Coca tem um logo único, assim como uma garrafa única, um elemento gráfico único (a onda) e um urso polar famoso, que trabalha a experiência do consumidor.

06. Pense fisicamente e digitalmente

Pondere em como a cor irá trasurar entre o meio físico e digital; as cores são profundamente afétidas pelo contexto, volume e, obviamente, iluminação!

Cores no mundo físico nem sempre serão passadas com perfeição para o mundo digital, onde aspectos como contraste, escala e acessibilidade são tão importantes.

Portanto se prepare para testar e retestar!

07. Use a cor para desafiar

cor-no-branding-t-mobile
T-Mobile, uma empresa telefônica, intriga usando o rosa

Algumas empresas adotam cores que desafiam a convenção da sua categoria, como a T-Mobile que usa o rosa choque – uma cor que 99.999% dos designers não escolheriam!

A cor pode servir como um catalisador para a marca, destancando-a ao sair do padrão!

In fact, há pesquisas que apontam que uma das melhores formas de se destacar no mercado é justamente contrariando as cores do seu nicho.

E você? Tem algum ponto a adicionar?

VIA CreativeBLOQ

Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista

Presentes e Inspiração de Graça! ♥

* indicates required
você pode gostar também
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons