Uma identidade visual completíssima que dá a Paris um novo logo que nos faz chorar ainda mais pela nova marca do Brasil!
Logo de Paris
Estamos falando da Paris Convention and Visitors Bureau, organização de turismo oficial da cidade fundada em 1971, e que tem como objetivo informar os turistas, promover a cidade de Paris por todo o mundo e apoiar conferências e eventos locais.
Como você pode ver, a organização faz MUITO mais do que apenas informar turistas, por isso a tratamos como A representante oficial da cidade – então se a cidade tivesse uma marca, seria esta:
E aí está a defesa ao uso do clichet, mon ami; usar a Torre Eiffel em um logo para Paris é mais do que esperado (e já vimos isso neste mês em outro belo design), mas as vezes é bom ser óbvio – embora a cidade tenha vários outros ícones, nenhum deles têm a força de reconhecimento da Tour Eiffel e seus 300 metros de altura.
Por isso, você deve focar na qualidade da tipografia: de forma elegante, o A consegue resumir a cidade mais visitada do mundo em apenas uma letra, e ainda traz um pequeno detalhe no “i” que diferencia o logotipo ainda mais.
É nesses diferenciadores tipográficos que uma marca brilha: são modificações que poderiam ser aplicadas a qualquer tipografia, e que quando feitas tornam uma marca completamente única (sem precisar reinventar a roda)!
Quanto ao “i”, ninguém realmente sabe a razão do pingo tão afastado: pode ser apenas um destaque para a questão da informação, mas há quem diga que esteja relacionado a lua no horizonte parisiense; também pode estar relacionado ao “i” de postos de informações turísticos da Europa. Outra possibilidade é que seja ênfase dada ao “i” na palavra: em francês, nós dificilmente falamos a última letra de uma palavra, portanto falamos “Parí”! Seja lá qual for a verdade, o resultado é maravilhoso!
Ah, você deve ter reparado no espaçamento do logotipo: além de acentuar um pouco essa vida própria de cada letra de Paris (em especial o A e o i), o espaçamento entre as letras te obriga a fazer um tour pela tipografia, o que não poderia ser mais adequado, né?
Observe a beleza e simplicidade desses panfletos de informações: o logotipo foi projetado para ser aplicado nesse tamanho todo e ainda assim não causar qualquer incômodo visual nos leitores – e eu não sei quanto a você, mas eu realmente fico preso ao logo de Paris em cada um deles. Ah, muitos só mostram as pernas dos personagens justamente porque é um convite a caminhar pela cidade!
A seguir, temos o Paris Passlib, um ticket para as atrações da cidade:
E você, o que achou? Nós nos apaixonamos pelo logotipo de cara, mas as aplicações terminaram o serviço: em nossa opinião, a Identidade Visual de Paris é nota 10!
E pera, não feche a página ainda! Tenho uma pergunta para você: