Recentemente a Mozilla (criadora do Firefox) anunciou que seu novo logo seria “open-source”: ela nasceria das criações do povo, e não de uma agência isolada.
A ideia é uma resposta aos mimizentes da internet: “se tanta gente reclama de redesigns por aí, deve ser porque uma uma agência aparece com uma solução do nada” – é o que eles imaginam.
Mal sabem eles que designer é uma desgraça: vamos reclamar de qualquer jeito!
De qualquer forma, aqui vão os novos logos do Mozilla!
O Olho do Mozilla
Esse design tem uma característica especial, pois ele é o que mais remete aos primórdios da empresa:
O primeiro logo do Mozilla era um tiranossauro, e esabe logotipo traz a pupila do monstro!
Segundo os idealizadores, o logo também é um símbolo de que “a Mozilla sempre está de olho nos interesses de seus usuários.”
O que é, com perdão da baixaria, uma defesa de merda!
Logo Mozilla Tribal
Esse logo remete aos aspectos tribais da comunidade do Mozilla!
O que é uma boa ideia, pois isso já está claro até na ideia de tornar o logo open-source. Outra aspecto interessante é que a padronagem remete a circuitos, o que também pega bem.
O Elevador Mozilla
Inspirado em um elevador, este logo é inspirado no objetivo do Mozilla de ter uma internet mais livre.….….….… Hmmm.….….…
O Protocólo Mozilla
Esse redesign do Mozilla é inspirado no protocólo http://.
Seu conceito é ilustrar a indivisível condição do Mozilla em relação a internet!
Uffa, tava na hora desses conceitos melhorarem 😀
O Wireframe do Mozilla
Essa ideia open-source faz Ms com wireframe para representar a interconectividade da Mozilla com todo o universo da World Wide Web.
Interessante, não? Mas essa tipografia inclinada tá difícil de engolir…
O M Impossível
Este redesign se inspira nas maracimboras obras de Escher, gerando um M “fisicamente impossível”.
Segundo Murray, diretor criativo da Mozilla, este logo representa o apreço pelo design da empresa.
Outra defesa difícil, né gente…
O Origamis Firefox
Seja lá o que isão seja, esse devento da Mozilla remete a origâmis e ao lado autônomo / “faça-você-mesmo” da comunidade da empresa.
Um conceito bom, mas uma execução muito questionável!
E agora, comofas?
Segundo Tim Murray, o próximo passo é ver qual desses logos é melhor aceito pela comunidade e, é claro, identificar qual melhor se adapta às características da empresa.
O passo seguinte seria então refinar o novo redesign do Mozilla e anunciá-lo para o mundo!
Mas a pergunta que eu te faço é: você acha que algum desses logos merece representar a Mozilla, e o Firefox, para todo o mundo?