6 Fatores que matam sua criatividade [e como superar todos eles]!

6 Fatores que matam sua criatividade [e como superar todos eles]!

Ser criativo não é um dom, mas um estilo de vida! Por isso hoje falaremos como pequenas mudanças no dia-a-dia podem aumentar a sua criatividade para sempre!

E o melhor de tudo é que isso irá diminuir a incidência daqueles bloqueios criativos que atormentam a vida de todos nós. Pode parecer às vezes que o universo está conspirando contra o teu intelecto, mas lembre-se do seguinte:

[bs-quote quote=“Inspiração existe, mas ela tem que te encontrar trabalhando.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f” author_name=“Pablo Picasso”][/bs-quote]

Então bora lá aprender como trabalhar a favor da criatividade? : )

Tópicos do Artigo 

Livre-se da Mesmice Infinita [1]

6-fatores-que-matam-criatividade-e-como-supera-los
Encontre um lugar para se perder!

Você é a soma das suas experiências, e é óbvio que essas experiências irão se refletir no seu trabalho. Logo ‘poucas experiências’ = ‘pouca criatividade’, simples assim!

Por isso sempre busque ir a lugares diferentes e/ou experimentar coisas novas — e não, não tô falando para você fazer malas pra Europa e comer em Roma! (É uma ótima ideia também, porém…) O “diferente” pode ser absolutamente qualquer coisa, desde comer algo que você nunca comeu; assistir conteúdos que você não assiste ou até mesmo deteste; pegar um caminho diferente para o trabalho e etc.

Não caia no erro de achar que tal coisa diferente tem que ser uma atividade criativa. O nosso grande objetivo é tirar o seu cérebro da mesmice pois isso deixa seus pensamentos padronizados, o que é justamente o oposto da criatividade que tem como essência a quebra de padrões.


Insegurança Infundada [2]

Empresas são focadas no dinheiro por natureza, então cabe a pergunta: qual é a probabilidade de alguém ruim ser contratado para uma função relevante?

É claro que pode ocorrer, mas é improvável terem visto seu portfólio e botado dinheiro no bolso sem a certeza que terão retorno com isso. Logo faz pouco sentido você imaginar ser uma fraude ou algo do gênero, pois como dizia o grande Buda..:

[bs-quote quote=“Seu pior inimigo não é capaz de te ferir mais do que seus próprios pensamentos.” style=“style-17” align=“center” color=”#62366f”][/bs-quote]

O que eu vou falar parece auto-ajuda, mas tem bases científicas sólidas: quanto mais você tentar acreditar algo sobre si, mais isso se tornará verdade.

A maior representação disso foi dada por Phineas Barnum ao estudar o horóscopo. Ele fez diversos experimentos nos quais trocavam-se as descrições dos signos (ou até mesmo as inventava, chegando ao ponto de descreverem um serial killer) e então questionava o quanto as pessoas se identificavam com as descrições. Resultado? A esmagadora maioria se identificava com qualquer coisa, o que inclui salas inteiras com uma mesma descrição!

Mas o pior do chamado Efeito Barnum (ou Efeito Forer) é o seguinte: muitas pessoas começam a mudar de forma subconsciente ao consumir esses conteúdos, então não é o signo que as descreve, mas sim elas se adaptando ao signo.

Então passe a acreditar que gente do seu signo é X e você será X; passe a acreditar que você não é criativo, e os bloqueios serão parte da sua rotina.


Medo & Procastinação [3]

6-fatores-que-matam-criatividade-e-como-supera-los-mario-sergio-cortella
Aceite, isso é a mais pura verdade!

Vamos aos clichés: “enquanto você lamenta e dá desculpas, o resto do mundo dá resultados.” “Se você não construir os seus sonhos, alguém vai te contratar para construir o dele.”

Pare e pense no que impede de fazer o que quer fazer. Será que aquela uma hora no ônibus não dá pra você aprender um idioma no Duolingo? E o tempo livre no sábado não dá pra estudar meia-hora de AfterEffects? Tem gente virando escritora com microcefalia e você se sente incapaz de fazer o que quer… Sério?!

A internet te ensina absolutamente qualquer coisa que você quiser aprender (e muitas vezes de graça); tudo que você precisa é parar de se dar desculpas e começar, mesmo que seja dando passos de tartaruga.

Não importa se é uma habilidade ou um job, tente e insista muito, pois você não vai morrer se falhar. O seu maior (e mais provável) risco é acabar dando tudo certo!


Egoísmo Intelectual [4]

Guardar ideias é bom caso você tenha uma puta ideia valiosa, tipo a criação do novo Uber, porém sabemos que esse raramente é o caso…

Já deixamos claro que você é a soma de suas experiências, e ontem dissemos que o feedback é essencial para qualquer designer, então não tema compartilhar suas ideias pois pessoas de diferentes lifestyles, carreiras e gostos podem te ajudar a refiná-las como você jamais imaginaria.

Vááárias e várias vezes eu achei ter uma ideia genial e descobri que ela era fraca, não por ser ruim, mas porque a colaboração de amigos(as) a tornaram muito melhor. Talvez você até tenha uma grande ideia no momento, mas limitá-la ao seu cérebro também limita sua aplicaçõe, logo alguém pode fazer a versão 2.0 no dia seguinte e tornar seu trabalho em piada.


Stay Hungry, Stay Foolish [5]

Essa é sem dúvidas a melhor palestra de todos os tempos!

As ideias se formam em redes, com um pontinho que você pegou aqui, outro que pegou dalí e assim por diante; por isso não é bom ser 100% desinteressado por algo, por mais inútil que essa coisa pareça para você.

Eu, por exemplo, sou homem e não mergulho em tédio ao visitar lojas focadas no público feminino. Maquiagens, shampoos e joias são completamente inúteis para mim, porém suas identidades visuais, design de embalagem, harmonia das cores e etc. têm muito a ensinar.

São momentos como esse em que você deve escolher se 1] você vai entrar, absorver o mínimo e fazer companhia a quem você ama, ou 2] sentar no banquinho de frente pra loja e ficar de saco cheio até sangrar… A escolha é óbvia para mim.


Foco & Determinação [6]

Humanos não são e nunca serão multi-task! Essa é uma fala de quem sempre quis acreditar que sim e, depois de muito analisar a própria performance e estudar muito sobre psicologia, foi obrigado a aceitar que não.

Começou um job? Fuja de tudo que pode tomar a tua atenção! Se você é do tipo que não aprecia o silêncio, você pode recorrer ao Focus@Will ou até mesmo ao Coffitivity, que simula o som de um café. (E estudos mostram que um leve ruído de fundo pode aumentar a criatividade.)

Prefere músicas? Tudo bem, mas procure alguma em idioma que você não entende pois isso impede que qualquer frase solta interrompa o seu fluxo de ideias.

Ah, e não se esqueça de controlar seu tempo com a técnica do Pomodoro!

Em outras palavras…

O grande segredo é ter foco e objetivos, e isso pode ser dividido em dois passos:

Quer ser mais criativo ao longo prazo? Então acumule experiências e novidades no seu dia-a-dia, mesmo nas menores e mais irrelevantes das coisas. Se algo não faz mal a sua vida nem a de ninguém, por que não fazer? Que grande perigo há em comer abacate com feijão?! (Paula Scher, Abstract ep.6.)

Quer ser mais criativo hoje? Então tenha foco hoje. Hora de criar não é hora de WhatsApp e hora de brainstorm não é hora de ouvir Anitta!

Lembre-se que seu cérebro pode acumular mil coisas ao longo de uma vida, mas na hora de usá-las é sempre uma só de cada vez. 😉

Autor

Comentários

Recomendados

107 Shares
107 Shares
Share via
Copy link