A lendária Marina Willer, única brasileira sócia da Pentagram, fez a nova identidade visual da Rolls-Royce, tirando a marca de 1904 direto para o futuro!
O objetivo era atualizar a identidade da montadora, que estava super datada e simplesmente não funciona para o mundo digital. (Além de ter um errinho de semiótica grave.)
Os redesenhos da Marina não só resultaram em uma marca perfeitamente ergonômica, mas também mais luxuosa que a Rolls-Royce jamais sonhou ter!
Nova Mascote da Rolls-Royce
Essa mulher esvoaçante que adorna os carros da montadora é chamada Spirit of Ecstasy, sendo inspirada num romance secreto entre uma secretária e o Barão John de Montagu, que queria adornar seu capô com a figura da sua amante. (#CidadãoDeBem)
A coincidência aqui é que poucos anos depois as mascotes virariam moda, e a Rolls-Royce estava preocupada com o fato de alguns compradores estarem usando símbolos inapropriados para adornar seus carros.
“Precisamos de uma mascote digna e graciosa, com o espírito da Rolls-Royce. Velocidade com silêncio, ausência de vibração, um organismo vivo de graça superior.”
O mais legal é que a Marina criou uma versão 3D do Espírito, o que resultou nessa arte com um etéreo que é perfeitamente adequado para o conceito da mascote e a sofisticação da marca.
A mesma foi feita em várias cores e, mais abaixo, você poderá ver como ela se aplica nas novas artes da Rolls-Royce.
Ajuste Semiótico
O maior problema com a alma extasiada não era seu detalhamento, mas o fato dela estar andando para trás!
Figuras que olham para a esquerda dão a impressão de regresso, por isso letras itálicas sempre se curvam para a direita e jogos de plataforma nunca andam para a esquerda. Progresso é sempre daqui <= para lá =>!
Com esse pequeno ajuste, a Marina afirma que “agora a Rolls-Royce está olhando para o futuro”.
Novo Logotipo & Monograma
Eu fiquei simplesmente apaixonado pela simplicidade desse novo logo da Rolls-Royce. Que harmonia, gente!
A tipografia da Marina é perfeitamente sob medida, trazendo all caps simples que transmitem todo o luxo da marca sem parecer com um monte de logos sem graça que temos visto. (Quem acompanha as tendências de logo sabe que o minimalismo tem sido confundindo com simplismo…)
Já o monograma simplesmente descartou o nome uma vez que a Rolls-Royce já é uma marca conhecida o suficiente para apresentar explicação. Quem não reconhece provavelmente nunca terá um Rolls-Royce, então tanto faz, hahaha…
Aplicações da Rolls-Royce
A Willer aproveitou para apresentar um pouco da papelaria da nova identidade visual, revelando um design gracioso como a Rolls-Royce jamais sonhou ter igual!
Eu ainda não consegui identificar essa cor que domina o redesenho da Rolls-Royce, mas é incrível como ela transmite o luxo de maneira tão sutil — ainda mais em combinação com as cores vibrantes da Spirit of Ecstasy.
Eu não sei vocês, mas eu não consigo ver um único defeito no redesign dessa identidade. É tudo perfeitamente harmonioso, gente!
Mas só para ser chato, eu não achei que esses cartazes acima casaram com a identidade visual que vimos até aqui. Parece que eu estou vendo um poster de filme, não uma peça de propaganda de luxo…
Você também teve essa percepção ou eu só estou sendo recalcado mesmo? Hahaha!