Novo logotipo de Oxford lança esperança para 2017

Novo logotipo de Oxford lança esperança para 2017

Se você estava carente de bons redesigns em 2017, a boa notícia é que mais uma universidade acaba de anunciar um logotipo de primeira!

Mais uma” pois esse trust é de uma universidade, e um dos poucos designs de logo realmente bons desse ano foi o da Oregon State University (feito pela Pentagram). Ah, e teve o redesign do HuffPost, é claro.

Tirando isso, 2017 tem sido negro e cheio de terrores, então bora aproveitar!

História da Rhodes Trust

Criada em 1903, a Rhodes Trust é um braço da University of Oxford para dar as sonhadas Rhodes Scholarships, que são bolsas de estudo em Oxford para “desenvolver líderes para a benfeitoria pública.”

Como o idealizador da bolsa foi Cecil Rhodes (um notório político da África do Sul), o logotipo de trust ostenta o pássaro do zimbabwe – que finalmente recebeu o devido respeito nesse redesign!

O logo anterior focava demais no passo e não refletia nossa excelência acadêmica, que paira sobre todos nosso estudantes.

O Conceito Genial

O conceito do logo é mais que óbvio: modernizar a marca com uma ideia criativa, que é o animal em espaço negativo. Porém vamos ler a defesa da marca:

O R foi escolhido por se integrar com palavras significativas, como woRld, togetheR, democRacy, human Rights, biodiveRsity…”, HAHAHAHAHA!

R que também pode ser de stRogonoff; eduaRdo cunha; o Rappa, HAHAHA! A que ponto se chega para justificar um logo, hein?

Enfim, o designer Rob Clarke lapidou o pássaro feio e mal alinhado, o que por isso só já é uma bela defesa para o redesign. Mas há mais a se destacar:

Esse novo logotipo resultou em um lindo monograma que dispensa a composição completa, podendo assim simbolizar toda a empresa com uma única letra – como vemos no carimbo abaixo:

E na imagem a seguir você pode ver a aplicação da desculpa defesa do logotipo, que integra o monograma a várias palavras que são ótimas associações para a marca.

Mas é óbvio que isso é uma consequência e não uma causa; o R virou o que virou por ser a primeira letra do nome e ponto.

Conclusão

Temos uma evolução notória que mantém o espírito de tradição (digno da Universidade de Oxford), mas agora com um toque contemporâneo indispensável (afinal, são bolsas para jovens, não idosos).

Por isso o novo logotipo é digno de 9/10 pontos (pois o Trust fino é meio zoado, embora destaque o Rhodes). Mas levando a defesa em consideração, dou 10 pontos – na cabeça do designer gráfico, depois de uma bela surra.

Mas e você, o que achou? Não deixe de compartilhar sua opinião!

Autor

Comentários

Recomendados

13 Shares
13 Shares
Share via
Copy link