A OSU tem um novo logotipo feito pela Pentagram!

47

A Universidade do Estado de Oregon tem um novo brasão e ele foi 100% feito pelo maior estúdio de design do mundo!


Criada em 1868, a Oregon State tem mais de 31 mil alunos espalhados pelo campus principal em Corvallis e em outros satélites como Portland e Bend.

Ela é uma das duas únicas universidade em parcerias com o governo americano em pesquisas espaciais e marítimas, por exemplo, o que já deixa claro sua grandiosidade e porquê a Pentagram foi convidada para o rebrand. Veja a evolução a seguir:

Esse novo logotipo (a direita) nasce da união do logotipo antigo com a bandeira do estado de Oregon – já o castor, é o mascote da universidade e do Oregon State Beavers.

A bandeira do estado e o fato da OSU ter co-optado a identidade oficial em um lado da bandeira, e o castor do outro, nos levou a investigar possibilidades para dar vida ao redesign. Assim nasce um brasão que perfeito para as demandas atuais, se destacando em qualquer tamanho e plataforma.

E esse novo brasão exalta todo espírito e legado dessa instituição secular em cada detalhe, entenda um pouco melhor logo abaixo:

► A árvore é usada como uma já conhecida metáfora para o conhecimento (à la Éden), mas também como uma homenagem a mata do estado de Oregon.

► Já o livro, reforça o conceito da árvore, mas também o comprometimento inabalável da Oregon State University com a excelência em pesquisa.

► As três estrelas simbolizam a questão espacial, mas também os três campi – que iluminam as Três Irmãs (Three Siters), um conjunto de montanhas icônicas de Oregon.

Logo abaixo, você pode ver como o logo se organiza para setor da Universidade de Oregon:

A solução não é muito original/criativa, mas funciona bastante bem – como já havíamos visto no redesign da Pennsylvania State University.

A nova identidade visual

Sim, não foi só um novo logotipo, mas sim redesign do merchandising, publicidade no campus, sinalização e etc… veja mais logo abaixo!

Opinião do Temporal

O logo anterior estava bem longe de ser ruim: era ótimo em suas aplicações, e obviamente era claramente notado como uma referência a OSU, mas infelizmente não tinha qualquer originalidade.

Isso tudo se resolve com esse novo brasão – que inclusive é uma solução interessante, já que marcas costumam abandonar seus brasões centenários, e não adotá-los em pleno século 21.

O único é que esse brasão maravilhoso vem acompanhado de uma tipografia genérica e de espaçamento questionável: observe com ele varia de palavra e letra em letra…

Porém, todos temos de concordar que fontes serifadas tendem a combinar melhor com heráldica, e que o conjunto da obra é de beleza inquestionável!

Não fosse meu mimimi com a fonte, eu daria nota 10, mas hoje vai ser um 8… Mas e você, que nota dá para essa nova marca?


Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista

Presentes e Inspiração de Graça! ♥

* indicates required

você pode gostar também

Comentários

Show Buttons
Hide Buttons