O Pinterest acaba apresentar um logo com tipografia 100% renovada, e o resultado é ligeriamente perturbador!
Por quê? O chamado Catálogo Mundial de Ideias jogou fora a fonte cursiva – que se mantém no símbolo – e adotou uma fonte sans-serif comum como qualquer outra:
Fonte: manual de identidade visual do Pinterest
Como o logo foi anunciado de maneira ultra discreta, não sabemos o conceito do design, mas mesmo assim podemos tirar certas conclusões:
A marca está usando a fonte Neue Haas Grotesk, em peso Black, sem qualquer modificação aparente – e é justamente justamente esse o problema!
O Pinterest é uma rede social super artística, mainstream entre designers e artistas, por isso a pegada artesanal do logo original era simplesmente perfeita:
Ela trazia o desenho de um lápis* escondido no P; tinha o detalhezinho entre o S e o T (ligatura), e um feeling geral de que houve um artista por trás de sua criação – como se tivesse feito especialmente para nós. (* a interpretação como um pin também é 100% válida [talvez seja os dois]).
E agora? O Pinterest se tornou simplesmente Pinterest, sem qualquer detalhezinho, surpresa ou empatia… não parece uma mudança inútil?
► Dica: como a tipografia afeta o seu cérebro ◄
Possível razão da mudança
Muita gente não notou, mas o Pinterest tem deixado de ser um mero playground para hipsters, por isso estão investido pesado em maneiras de monetizar a rede (com Ads).
Com esse novo horizonte fixado, é de se esperar que a gente comece a ver uma “pegada mais séria” por parte da empresa, o que fatalmente acaba se refletindo no logo.
O problema é que, ao meu ver, mais importante do que parecer corporativa é fazer sentido: eu e você é que temos que gostar dela, e não os anunciantes! Afinal, se a gente largar a rede, ela não tem como gerar grana, né?
Por essa razão, o logo está reprovado para mim (embora seja 100% funcional)!
Mas e você, o achou do novo logotipo do Pinterest?