Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

5 Dicas essenciais para criar marcas sazonais

377

Como fazer logotipos para eventos que o público não poderá resistir? Se você respondeu “projetando como qualquer outro”, você se enganou!

É preciso ter em mente que a sozanalidade de um evento exige cuidados especiais, pois diferente de um logotipo padrão – que é pensado para durar uma vida –, eventos duram pouco e têm uma só chance de conquistar seu público.

Emoções, urgência, FOMO e tudo mais devem estar enraízados nos seus traços, e é exatamente disso que falaremos agora! Bora lá ; )

Ressalte a data [1]

5 dicas para criar logotipos para eventos 3Seres humanos são animais sociais, logo são muito influenciados por pressão social e o chamado FOMO (Fear of Missing Out [ou Medo de Ficar por Fora]).

E um jeito de causar o FOMO é ilustrando a data (e/ou até mesmo nome) do evento no logotipo em si, transmitindo um feeling de urgência imediato ao espectador. Mas como isso funciona?

  • Se é “Evento 2017”, quem vê sabe que é agora ou nunca;
  • Se o logo/nome for chamativo, a data denunciará que é algo atual e isso incentivará buscas pelo assunto (mesmo quando aplicado fora de contexto);

Uma outra vantagem é dar a sensação de tradição, já que ter ano indica que já rolaram (ou rolará) outras edições do mesmo, o que denota qualidade!

Ergonomia acima de tudo [2]

Muitos desses logotipos são encomendados em cima da hora; mas sabe o que mais tende a ser feito na mesma correria? Toda a organização do evento!

Por isso é importante que seu logotipo seja ergonômico, não requerendo dos organizadores ponderar se ele deve ser aplicado assim ou assado – e MUITO MENOS ter que ser impresso com o método X da gráfica Y.

Tudo é correria em eventos, e muitas vezes as coisas só darão certo no improviso, por isso você deve simplificar tudo (sem ser simplista, é claro); por exemplo:

  • Faça logos e layouts bem cleans;
  • Mostre claramente as margens do logo;
  • Informe as cores em Pantone e CMYK.

Assim qualquer gráfica poderá resolver o problema do cliente (e dependendo do caso, qualquer impressora poderá quebrar um galho)!

Foque nas Redes Sociais [3]

As redes sociais decidirão quem fechará as portas nos próximos anos.

Hoje tudo tem que ser social media ready, não só porque likes e shares valem dinheiro, mas também porque essas métricas fazem toda a diferença na quantidade de pessoas que atenderão ao evento.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que a maioria das redes sociais usam cores claras, logo é bom aplicar bem a teoria das cores e usar cores contrastantes.

A segunda questão é que Facebook e Instagram punem severamente poluição visual (não só em alcance, mas em preço), principalmente quando há tipografia demais.

Então, esteja você fazendo apenas o logo ou todo o design, NUNCA se esqueça que poluição não é opção!

Faça um logo inspirador [4]

A não ser quando somos obrigados, o que nos leva a eventos é a busca por informação, inspiração e diversão! Logo um evento de empreendedorismo usando um catavento multi-colorido como marca beira a um crime, pois..:

1) Só quem estiver fanaticamente envolvido com a marca sentirá algo ao vê-la (e aposto que sentirá pouca coisa);

2) Já quem é novato, verá um deseínho bobo e nada inspirador, o que não motiva a compra de ingressos.

Por que não ilustrar claramente poder/independência/sucesso nesse caso? Qualquer design com um boneco genérico, com um terno fazendo pose, é capaz de evocar mais emoção do que esse catavento de jardim-escola.

Decifre seu público-alvo [5]

Se você REALMENTE quiser entender esse conceito, leia o post ► Como criar a melhor marca da sua vida.

NÃO É POSSÍVEL ser um grande designer sem se dedicar a decifrar seu público-alvo. Ou melhor: não é possível ser um grande qualquercoisa ter isso em mente!

E esse princípio é ainda mais importante em eventos, pois como dito antes, só há UMA de fazer seu logo ser amado e ingressos serem vendidos.

Não se esqueça: o mínimo que você conhecer seu público melhor do que ontem, já terá resultados melhores amanhã; não perca tempo!

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar! 😉


Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista

Presentes e Inspiração de Graça! ♥

* indicates required
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons