O redesign da Ubisoft Entertainment chegou – o problema é que a zoeira chegou junto com ele!
A Ubisoft é uma produtora de games desde 1986, e tem o segundo maior time criativo interno do mundo, e renda superior a 1 bilhão de dólares.
A marca é reconhecida por jogos como Assassin’s Creed, Ghost Recon, Splinter Cell, Watch Dogs e o clássico Rayman – todos grandes sucessos no mundo todo.
A marca tem crescido MUITO nos últimos anos, porém sua marca se mantinha igual desde 2003, o que só veio a mudar agora:
A espiral e o O representam o entusiasmo, curiosidade e grain de folie* pela qual a Ubisoft é reconhecida.
*“Grain de folie” é uma expressão francesa que significa “grão de loucura”.
Eu sempre falo da importância de simplificar os logotipos, e isso é algo que de fato caíria bem para a Ubisoft… Mas me parece que está faltando algo aqui.
Dê uma boa olhada nesse novo logo da Ubi: ele não parece um pouco apático? (embora não necessariamente ruim)
Ao descartar as cores, sombras e variação de linhas, perdeu-se a ilusão visual de uma espiral – o que resultou em algo mais abstrato, que (do meu ponto de vista) é até difícil de ser percebido como uma espiral por alguém que não conhece a Ubi.
Não que designs abstratos sejam ruins, mas a espiral é importante para a marca:
Ela era um convite aos jogadores, que entravam nela e eram levados aos mundos de aventurado encontrados nos jogos da Ubisoft.
É por isso que agora fazem esse tipo de piada com a nova marca da Ubi:
Há inclusive quem já chame a marca de Poopisoft (Poop significa coco em inglês):
Tenso, né?
Mas e você, o que acha do novo logo da Ubisoft? Evolução ou retrocesso?