Se o que você queria era um pouco de revolta, hoje estaremos ao lado do povo ao reclamar do novo logo do Instagram!
Ou “ícone”, como é mais apropriado chamar: o Facebook anunciou a repaginação dos apps Boomerang, Layout, Hyperlase e, obviamente, do próprio Instagram, pois segundo a empresa:
Um belo vídeo, para uma péssima defesa. Segundo eles, o redesign é “para refletir o território de expressão da comunidade em seu passado, presente e futuro” – mas esqueceram de nos explicar a relação entre essa explicação e o desenho.
Eu não sei quanto a você, mas o logo do Instagram não tem nada a me dizer; principalmente esse degradê que, como quase todos no mundo, é “mera firula”.
E até é fato que o Instagram mudou e evoluiu muito com o tempo, e abraçou um público mais amplo (que no início era mais “hipster” e até mesmo elitista), mas isso não significa que virou uma comunidade hippie multi-colorida.
Aliás, o logo anterior (com seu look retrô) era excelente para esse público um tanto “alternativo” do Instagram, além dele não ser nada incômodo para o presente do app, que evoluiu ao ponto de deixar de ser uma mera rede de compartilhamentos e se tornar um negócio, tendo anunciantes e etc… uma seriedade que não está minimamente refletida no redesign (embora não se possa argumentar que foi contrariada).
Mas o redesign tem seus lado bom, obviamente, como não estar tão ilustrativo e tendo ficado mais flat; o problema é ter perdido toda a cara e personalidade Instagram ao fazê-lo! Aliás, esse é um problema que constatamos na prática: ao colocar o post sobre o redesign no Facebook, as pessoas só clickaram após ver os ícones lado a lado (quando só tinha o novo, as pessoas ignoraram por não saber do que se tratava).
Mas tudo bem: além de não ter problemas de aplicação, temos de lembrar que o app tem mais de 200 milhões de usuários ativos, o que significa que logo todo mundo ligará “cara a pessoa”…
Em suma, formas bonitas que foram estragadas por um degradê ridículo em combinação com a total despreocupação com o lovo anterior… Ou você discorda? Se sim, fala pra gente aí!
E pera, não feche a página não! Tenho uma pergunta para você: