Para se tornar uma das TOP 3 cervejas mais consumidas do Brasil, a Itaipava tem uma ideia muito simples: investir em design! E não é qualquer design, pois este projeto foi feito pela FutureBrand!
Veja o redesign completo da Itaipava aqui!
Cerveja Itaipava
Resumidamente, a Itaipava surgiu em 1994 como uma das marcas da Cervejaria Petrópolis (que também vende a cerveja Crystal e o Energético TNT).
A Itaipava é uma cerveja lager, e seu nome homenageia a cidade de Itaipava: um bairro nobre de Petrópolis (a nossa Cidade Imperial), onde habitam celebridades como Jô Soares e William Bonner.
Com essa intro, você já sabe o porquê da coroa em todo o design 😉
Para atingir esse objetivo audacioso, a cervejaria investiu uma grana pesada na galera da FutureBrand, a mesma gigante que já fez branding para a Bentley, Nike e até mesmo para a NFL!
O objetivo deste redesign era “definir a mensagem correta” para o público, aproximando mais a personalidade da cerveja com a dos consumidores! E que maneira melhor de fazer isso senão investindo em design?
Por isso foi desenvolvida toda uma nova identidade visual que se estende do novo logotipo a todo o design de embalagem, de forma que a identidade fosse capaz de “conectar todos os produtos e, ao mesmo tempo, continuar extraordinária e única”.
O que ela já era no design antigo, só que num sentido ruim: a complexidade desnecessária da antiga identidade visual da Itaipava a tornava uma das cervejas mais pobres do mercado.
Como você viu no design anterior, a antiga coroa da Itaipava era péssima: mal desenhada e cheia de detalhes, deixando‑a sem qualquer apelo visual positivo.
Mas esse não é o caso do redesign da Itaipava, que apostou em linhas para fazer o novo logotipo – linhas essas que se repetem por TODO o design, o que deixa a identidade visual da Itaipava ainda mais consistente.
Note como as montanhas de Itaipava, que eram centrais no design de embalagem anterior, foram simplificadas graciosamente de maneira se tornaran uma espécie de logotipo secundário nas latas e garrafas – reforçando ainda mais sua homenagem a cidade imperial.
Que o design de embalagem da Itaipava era lindo, você já sabia, mas talvez você não sabia que eles foram muito além do produto em si:
O redesign da Itaipava se estendeu para abridores de garrafas, baldes de cerveja e inclusive uma geladeira (que eu simplesmente amei), como você pode ver logo abaixo!
Note como a simplicidade das linhas criadas pela FutureBrand permeia a identidade visual da Itaipava inteira, que resultou em um dos baldes de cerveja mais lindos da história – e ainda criou um detalhe maravilhoso no inferior da geladeira!
Em suma, um design quase nota 10 (porque eu não curti as garrafas) e que de fato foi uma ótima decisão na busca da Itaipava para se tornar uma TOP 3 no mercado brasileiro.
Se conseguirão, eu não sei, mas já é uma certeza que o número de consumidores crescerá (incluindo designers), você não acha?