Novo logo do Cirque du Soleil adapta a marca ao público e mundo digital

Novo logo do Cirque du Soleil adapta a marca ao público e mundo digital

O Cirque du Soleil está abandonando sua ilustração e adotando um logo de verdade, trazendo muito mais empatia e ergonomia.

Evolução essa mais do que esperada, pois o logo anterior era elaborado no pior sentido da palavra: complexo, com detalhes inúteis e com uma carinha tenebrosa.

Tópicos do Artigo 

O que é o Cirque du Soleil?

Tudo começou como um pequeno grupo de 20 artistas de rua em 1984, que eventualmente revolucionou o mercado circense e se tornou o maior circo do mundo, hoje empregando 4 mil funcionários e gerando U$850 milhões por ano.

Uma cifra gigantesca que era representada por uma identidade visual grotesca, que acaba de ser repaginado de maneira primorosa!

Le Redessein du Cirque du Soleil

O objetivo é adaptar a logo aos pequenos formatos das plataformas digitais, onde cada dia mais nos conectamos com nosso público.

A primeira evolução está na carinha do sol, que realmente virou um palhacinho bacana em vez de parecer um obeso molestador (o medo de palhaço não surgiu por acaso mesmo).

Esse redesenho ficou tão bom que não só torna o soleil sol em francês — mais empático e good vibe, mas também abre uma possibilidade de motion graphics maravilhosa que eu espero ver num futuro próximo.

Mas o que importa mesmo, como diz nosso guia de redesign de logo, é a simplificação sem perder a essência da marca, que agora está muito mais clean e ergonômica, totalmente adaptada as necessidades do público e plataformas atuais.

Versões do logo

E não pense que é só mais um redesign flat, pois o Cirque du Soleil tem vários logos para as mais diversas aplicações:

Aquele primeiro logo alí, mais elaborado que o resto, é a identidade de grupo, usada mais no setor B2B e não com o público geral em si. Veja melhor:

Note que essa versão parece ser mais elaborada, com sombras e um toque 3D que exalta uma cor dourada refinada — o que provavelmente é uma forma de mostrar o valor premium da marca frente a investidores e transações em geral.

E por fim a evolução da tipografia (an/dep), que mudou bem pouco: o Ⓡ ficou mais discreto, e as letras um pouquiiinho mais orgânicas, como podes ver no S.

Abaixo você pode ver o vídeo oficial que explica os motivos do redesign:

O que você achou do redesign? Por mim, tá nota 10! 😀

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