Nova marca do Android renova ícone e identidade visual por completo

Romário Eichlig

Romário Eichlig

O novo Android é mais um daqueles cases em que descaracterizam a marca em favor da ergonomia, MAAS calma aí: dessa vez não foi em vão!

É porque, embora eu seja um dos incomodados com a nova fonte pouco original, a nova mascote é belo um exemplo de Branding em produtos digitais.

E se isso ainda não te convenceu, é só ver toda a identidade visual mais abaixo e conhecer um novo Android que certamente preocupará os devs do iOS.


Novo Marca / Ícone do Android

  • Save
  • Save
  • Save

Anos atrás eu estudei adestramento e uma frase me marcou para sempre: “cachorros só sabem ser cachorros.”

Parece bobeira, mas o que ela significa é que você não deve esperar que um cachorro se comporte como um humano pois, do ponto de vista dele, tudo no mundo é cachorro — assim como tudo é gente para nós!

Por isso foi comprovado que mascotes aumentam o lucro e confiança nas marcas. Elas nos deixam mais tolerantes às falhas, menos suscetíveis à concorrentes, e nos impedem de ver a grande realidade: é só uma empresa querendo lucro.

Isso é especialmente verdade se a sua mascote tem vida, em forma de expressões fasciais e animações, tornando a nova Android praticamente uma nova amiga dos usuários. (Dica: veja no post de tendências de logotipo.)

A ideia só não é mais incrível porque o novo logoTIPO deixou a desejar…


Novo Tipografia do Android

  • Save

O primeiro problema é que um estudo de tipografia comprovou que letras incompletas dão ares de inovação às marcas — o que é ótimo para marcas tech como a Android — sendo, entre aspas, um erro trocá-las por essa sans-serif.

Já a segunda questão é que a nova fonte não tem nada de original: há mil outras sans-serif que poderiam substituí-la sem sequer percebemos. (E não, eu não achava a anterior não era maravilhosa; eu só acho que era caso de ajuste, não de descarte.)

E falando em sans-serif, agora os aparelhos com Android contarão com uma bela tipografia original do sistema! ↓

  • Save
Nova tipografia do Android
  • Save
Nova paleta de cores do Android

Nova Identidade Visual do Android

Smartphones que receberem as próximas atualizações do Android finalmente terão um sistema mais regrado, com elementos visuais clean e objetivos que irão preocupar os designers da Apple.

  • Save
Nova interface dos sistemas Android em tablets
  • Save
Elementos da nova identidade visual do Android
  • Save
Nova interface dos sistemas Android em celulares

E é claro esses elementos gráficos também deram as caras no mundo, com direito a uma camisa que eu quero mesmo não sendo Android user.

  • Save
Merchandising do novo Android
  • Save
Nova camisa e buttons do Android

Eu diria que os designers da Huge acertaram em cheio ao descartarem o velho robô por essas expressões fasciais tão fofinhas, mas que vacilaram na tipografia — que é linda, mas infelizmente não tem o espírito Android de sempre.

Mas logo-logo a gente supera isso. O que importa é que a nova versão do Android contará com um novo sistema à altura da marca, tornando a experiência de milhões de usuários melhor do que nunca! 😀

  • Save
Romário Eichlig

Romário Eichlig

Criador do Temporal e formado em Industrial Design pela University of West Florida & UNESA.
Especializações em Branding, Marketing e Psicologia Social.

Comentários

Recomendados:

O Temporal Cerebral é um blog de design gráfico, branding e criatividade em geral que aborda os melhores projetos e estudos do mundo para te tornar um profissional cada dia melhor.

Projetado com o Elementor

Close Menu
47 Shares
47 Shares
Share via
Copy link