Great Britain Basketball apresenta nova marca irresistível

Great Britain Basketball apresenta nova marca irresistível

A Federação de Basquete do Reino Unido acaba de mudar de nome e logotipo, adotando um design skeumórfico com 90% de aprovação!

A organização foi fundada em 2006 como British Basketball e hoje gerencia o esporte em todo o Reino Unido. Ela foi fundada para preparar jogadores(as) para competir nas Olimpíadas de Verão de 2012, porém se provou tão valoroza que já se mantém firme há 12 longos anos.

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Logotipo Skeumórfico

O basquete é uma explosão de energia cinética resultante do quicar da bola, por isso usamos a street-art para refletir o cinetismo do esporte.

A Identidade Visual saiu de um bola de basquete xôxa e sem vida para inovar com traços rústicos que incorporam toda a ação explosiva do esporte. O mais legal é que esse logo não é apenas a obra de um brush especial no Illustrator, mas sim a digitalização de splashes de tintas feitas com uma bola real.

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Chega a ser fascinante como a bandeira do Reino Unido (chamada Union Flag) se adaptou tão bem às linhas da bola de basquete. ↓

Boa parte da identidade visual foi inspirada em um hangar onde jogadores da GB Basketball foram filmados em ação, e parte dessa ação era disparar a bola com tinta fresca contra a parede para capturarem diferentes splashes da Union Flag.

O slogan não poderia ser melhor: “Make Your Mark.” 😉

Quanto ao novo naming, eu lamentei o pouco a mudança do para GB Basketball já que “GB” é muito neutro e não diz absolutamente nada. A marca perdeu uma oportunidade de aproveitar o “GREAT Britain” — um nome forte por natureza — para impactar em sua assinatura.


Impressos

Observe como o design cinético também se reflete no cartaz acima, onde a textura dos “poros” da bola embeleza a tipografia.

Esse é um redesign nota 9 para mim, e admito que essa nota alta é mais por estética do que por conceito (que não é ruim, que fique claro).

Eu tenho a impressão que o novo logotipo (escrito) ficou fraco comparado à bola e que o renaming é um ponto franquíssimo do rebrand. Trocar “British” por “GB” é como trocar “Magazine Luiza” por “MLZ” ao meu ver — sem graça nem identidade.

Mas e você, o que pensa? Mudaria algo ou colocaria esse design na nossa tag de melhores projetos? 😀

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