Hoje temos o rebrand completo do KFC, que não só traz um novo logo, mas também um redesign de embalagem completamente repaginado!
Uma oportunidade para você aprender, com uma marca gigante, como fazer um projeto completo 😀
Obs: o “COMPLETO” se refere a toda comunicação visual, e não ao conceito da marca. Por favor, não se ofenda!
O 6º Redesign do KFC
E caso você também habite alguma roça tupiniquim, aqui vai uma curta explicação:
KFC (Kentucky Fried Chicken) é uma rede de fast-foods de Utah, e especializada em frangos ridiculamente fritos – que são vendidos em pratos executivos, burgers ou em seus famosos baldes de frango.
Hoje o KFC tem 18 mil estabelecimentos em 115 países e um revenue de 23 bilhões de dólares (o que é “apenas” 5 bilhões a menos que o McDonald’s).
Inovadora (ou não)
A marca tem se diferenciado por se preocupar um pouco mais com a sustentabilidade:
Você provavelmente viu o copo de café comestível do KFC (feito de biscoito de chocolate), uma ideia genial que não só diminui o descarte, como dá uma refeição ao consumidor sem custos adicionais.
Outra inovação foi a tigela comestível do KFC, que nasceu em resposta ao banimento de uso de plástico na Índia – que também diminui o descarte e enche ainda mais a barriga do cliente!
São ideias simples, mas que mostram a preocupação da marca em se manter atual e relevante!
O Cabeção
Com o anúncio do rebrand, o logotipo do KFC teve seu sexto redesign, o qual visava dar uma simplificada no logo e celebrar o grande legado do Colonel Sanders (fundador do KFC).
O problema é que o redesenho acabou fazendo um bonequinho de palito com cabeção…
Mas isso todos nós já superamos (inclusive eu coloquei no título só pra te fazer clickar [desculpa pela sinceridade]).
O que incomoda no redesign do KFC é a perda da cor, a qual mostramos em um infográfico sobre cores no branding que mostra o enorme potencial de persuasão do seu uso.
Além disso, o logo perdeu figura sutil do balde ao fundo – e como dito, os baldes de frango do KFC são icônicos, sendo o produto pelo qual eles são conhecidos.
Tudo bem querer simplificar o logo, mas trocar por um palitinho cabeçudo é lamentável, né?
O Design de Embalagem do KFC
O balde acima é simples e maravilhoso, mas outros nem tanto.
Veja que desgraça o penúltimo, que tem o logo branco – assim como o terceiro, que ficou meio assustador na versão preta (daí a importância da teoria das cores, falando novamente).
Como você já sabe, o rebrand do KFC visa celebrar o legado da marca e, principalmente, do Colonel Sanders. Por este motivo, há um forte toque retrô que inclui até mesmo fotos P/B do fundador!
Há elementos que não estão apresentados aqui, e que foram criticados por alguns designers, como essa caixinha na qual o logotipo foi cortado de uma maneira um tanto questionável:
E vale destacar o cartaz abaixo, no qual vemos um pouco de viadagem (ou simplesmente “celebração do amor”, de acordo com quem não é um Bolsonarista sem bom-senso).
O KFC colocou duas mulheres dividindo uma refeição com a palavra “love” em destaque – o que é subliminarmente óbvio, mas menos incômodo para os Bolsomitos.
E finalizamos com uma foto da fachada, que me incomodou MUITO!
Você reparou que é o logo antigo? Para que fazer um redesign se você vai ficar alternando logos aleatoriamente? Aliás, fica parecendo que a empresa se descuidou e colocou o logo errado na fachada!
E por que o logotipo está preto? Há de se convir que a combinação vermelho e branco é mil vezes que a vermelho e preto (com perdão dos flamenguistas).
Mas é apenas o meu ponto de vista: diga o que você achou do redesign do KFC nos comentários!