Onde fã ativo detona bloqueio criativo!

Turismo da Rússia anuncia identidade visual ousada para 2018

7,396

A Rússia estreou 2018 em grande estilo com um novo logo super vanguardista.

Alguns dizem que a nova marca da Rússia é absurda, mas talvez isso seja bom já que o que mais tem é russices absurda na net e, dessa vez, todo esse absurdo resultou em algo digno de palmas!


Quem é a Rússia

A Rússia é o maior país do mundo, se estendendo desde a Europa até a Ásia, e bem conhecido como um dos países mais influentes e poderosos do mundo.

E embora o país seja mais conhecido pelo comunismo e atual autoritarismo, a Rússia é berço de movimentos artísticos históricos como o famoso Construtivismo e o Suprematismo, usado neste design.

Aliás, as influências russas no design gráfico tão grandes que vários dos melhores designs desse blog vieram da Rússia! (► Clique e confira ◄), e essa sem dúvidas é mais um deles.

Hoje todo esse legado e inventividade do design russo toma vida nessa identidade visual criada por Vladimir Lifanov e seus amigos, que venceram o concurso nacional:

O Suprematismo do logotipo reflete nosso pensamento avançado não só em escala nacional, mas mundial.

O Suprematismo

O Suprematismo (ou Супремати́зм) nasce na Rússia por volta de 1913 e tem como base a arte abstrata, na qual “a supremacia do feeling artístico puro” se sobrepõe aos estilos representativos, como era o caso do Art Nouveau à época.

Nas palavras de Kazimir Malevich, o Suprematista número 1: “Para mim, o fenômeno visual do mundo objetivo é, em si mesmo, sem propósito; o que importa são os sentimentos que vão além do ambiente no qual a arte é criada.”

É só depois de entender essa linha artística de pensamento que você entende isso:

Que por fim deu nessas aplicações maravilhosas aqui: ↓

Perturbadoramente Criativo

Não tem como não dar uma tremida ao ver algo tão abstrato e não conformista, mas o segredo é justamente esse: a Rússia é o maior exemplo de não-conformismo do mundo, seja na política ou nas loucuras do dia-a-dia vistas no Youtube.

Eu admito que eu jaaamaaais criaria uma marca dessas, mas também devo admitir que ela é a representação perfeita do que é ser russo e, quando você vê a qualidade das suas variações e aplicações, logo percebe que ela é mais design que mera arte.

Aliás, nas aplicações ↓ você encontrará o slogan “O Mundo Inteiro na Rússia”, que é perfeito se considerarmos os 17 MILHÕES de km² da Rússia—que oferecem qualquer coisa que um turista pode estar procurando!


Aplicações do logo


Opinião Final

Eu não sei se estou exagerando (me diga nos comentários se eu estiver), mas esse é o melhor casamento entre design e arte que temos em um logo até hoje.

O uso do suprematismo transformou o logo em uma janela que transmite tudo que a Rússia tem de melhor—diferente daquele redesign ridículo de Zurique—de forma tão primorosa que nem consigo me importar com as péssimas cores dele.

Confesso para você que a Rússia nunca esteve entre minhas preferências, mas essa marca é tão boa que até me deu uma vontadezinha de conhecer o país! 😀


Junte-se aos mais de 1000 designers em nossa lista
* indicates required
você pode gostar também
Comentários
Show Buttons
Hide Buttons