Universitat de les Illes Balears anuncia logo de aniversário aterrorizante

Universitat de les Illes Balears anuncia logo de aniversário aterrorizante

Eu vi muitos logos ruins ruins nesses 3 anos de blog, mas hoje atingimos um novo patamar. As Ilhas Baleares desceram tão fundo que poderiam estar ajudando a Petrobrás a encontrar petróleo!


¿Qué es esto, mi amigo?

A Universidade das Ilhas Baleares é… pera, que p**** são as Ilhas Baleares? 😕

Estamos falando de um pequeno arquipélago espanhol ao leste do país, que inclusive lembra um pouco a Portugal continental e o arquipélago dos Açores: ambos são províncias autônomas de seu respectivos países, embora não tenham grandes problemas em se verem como partes dos mesmos.

A UIB fica na capital das Baleares, chamada Palma, e acaba de completar sua quarta década de vida—a típica situação que costuma acender uma chama retal nas diretorias de instituições. Chama retal essa que resultou em um “projeto de logo” assombroso, como você pode ver logo abaixo.


Um Ciclo de Loucuras

Desculpas por mostrar imagens tão fortes num para jovens…
[bs-quote quote=“A marca simboliza a nossa busca por trazer a superfície o conhecimento e a inovação científica.” style=“style-17” align=“center”][/bs-quote]

Em primeiro lugar: um cientista teria tido um bom senso de fazer uma pesquisa, que o levaria a concluir que essa porcaria não é um logotipo… então o conceito já falhou; próximo!

O criador do chamado logo é o pintor Miquel Barcelóvencedor do Prêmio Nacional de Artes Plásticos de 1986, Príncipe das Asturias das Artes Plásticas em 2003, e Doutor Honoris Causa na mesma universidade—um currículo invejável que o torna bem qualificado para não fazer um logotipo.

A arte (não design) simboliza um anzol de pescar lulas chamado “potera”, que é cotidiano nas vidas dos moradores de Maiorca. (A principal e maior ilha das Baleares, onde a cidade de Palma se encontra.)

Eu estava chocado até que eu descobri que isso é comum por lá, como você pode ver no assombroso logotipo do governo das Ilhas Baleares abaixo. (Feito em 2007 para “auto-promoção exterior.”)

NOSSA, QUE VONTADE LOUCA ME DEU DE CONHECERPAÍS

Pontos Positivos

1. Foi de graça.

2. Tudo indica que é um logotipo sazonal. (Não que isso o torne menos absurdo.)

Pontos Negativos

Tudo.

  1. A UIB trata o design como equivalência e não curso, o que explica tanta desgraça na região.
  2. O objetivo é simplesmente fazer barulho, por isso procuraram um artista renomado para tal.

A arte não segue as boas práticas do design de logotipo justamente porque ele não têm o menor objetivo de sê-lo. O lance aqui é usar o nome do Barceló e gerar um burburinho nos regionais e, quiçá, em otários como eu e você que estamos perdendo tempo com isso. Não fosse essa m, nós morreríamos sem saber que a Baleares e a Universidade existem.

Nem vale a pena me alongar: clique alí → e veja alguns redesigns de universidades dignas de respeito, incluindo um redesign da Pentagram (que é a maior agência do mundo)!

E não esqueça de deixar a sua indignação nos comentários! Hahaha

Autor

Comentários

Recomendados

174 Shares
174 Shares
Share via
Copy link