Nova marca de Donald Trump se inspira em supremacistas brancos

Romário Eichlig

Romário Eichlig

Eu sou um daqueles malditos isentões que não curte julgar e rotular ninguém sem ponderar mil vezes, mas infelizmente neste caso é impossível não ter uma crítica clara.

Estamos falando do grupo de supremacistas brancos Lion Guard: uma organização fascista que criou seu nome e logo à partir de uma frase do próprio Mussolini — “melhor viver 1 dia como um leão do que 100 anos como uma ovelha” — postada no Twitter por Donald Trump em 2016.

Mas até aí não significa nada, não é mesmo? Qualquer pessoa pode fazer uma citação equivocada; o que não se pode fazer é pegar exatamente o mesmo símbolo que neo-fascistas usam em grupos de ódio e usá-lo como o grande logo da sua campanha presidencial. ↓

Logo de campanha presidencial do Trump em 2020
  • Save
  • Save
Esse tweet foi recentemente deletado, porém o estrago já está feito.

Note que EXATAMENTE este mesmo leão já vem sendo usado há anos pela Lion Guard, que tem como grande missão perseguir qualquer um que esteja insatisfeita com o governo Trump.

E se essa associação clara entre fascistas e o DJT não te baste, vale também lembrar que neo-nazistas americanos têm sua própria versão do brasão nazista Gott Mit Uns (Deus conosco), onde a águia nazi é substituída por este leão e o lema nazi por God with Trump.

  • Save
Observe o “MAGA” na parte inferior do logo, que é o famoso “Make America Great Again”.

A situação não é muito de se surpreender também: um dos pilares do fascismo é o culto à personalidade, então ter o Trump como o leão cujo qual o próprio Deus guiaria faz muito sentido para alguns eleitores retardados.

Mas obviamente aqui não é lugar para discutir política nem a nova marca do governo Trump. Aqui é só um lugar para lamentarmos que o simbolismo e semiótica do design gráfico esteja sendo usado em escalas tão altas para fins tão nefastos.

  • Save
Romário Eichlig

Romário Eichlig

Criador do Temporal e formado em Industrial Design pela University of West Florida & UNESA.
Especializações em Branding, Marketing e Psicologia Social.

Comentários

Recomendados:

O Temporal Cerebral é um blog de design gráfico, branding e criatividade em geral que aborda os melhores projetos e estudos do mundo para te tornar um profissional cada dia melhor.

Projetado com o Elementor

Close Menu
58 Shares
58 Shares
Share via
Copy link