A premiação errada no Oscars foi mais um erro de design que de organização, mas quase ninguém notou isso! Sabe por quê?
Todos focam na troca de envelopes e não se tocam que, caso ele tivesse sido bem diagramado, o apresentador teria notado o erro e corrigido antes da tragédia!
Aviso: mostraremos uma solução, então não feche no meio do post!
Ah, e caso você tenha andado sob efeito de drogas pesadas nos últimos meses (ou entretido demais com a política brasileira), aqui vai uma curta explicação do ocorrido:
Ao fim do Oscars de 2017, os atores Warren Beatty e Faye Dunaway foram honrados com a tarefa de anunciar O Melhor Filme do Ano e assim o fizeram.
O problema é que receberam o envelope do Oscars de Melhor Atriz, e não de Melhor Filme!
Como alguém consegue confundir o nome de uma atriz com o título do melhor filme do ano? Com um design ruim, é claro!
O Design do Envelope do Oscars
A primeira coisa a ter em mente é que o falso vencedor do Oscars seria La La Land.
Esse filme recebeu tanto hype até o Oscars que é de se duvidar se o gasto com a produção do filme não incluía a compra da opinião da mídia. (isso é uma piada)
Isso já seria suficiente para justificar o anúncio errado do Warren, mas aí também vem a infeliz carência de conhecimento de hierarquia no design. Veja só:
Analise a diagramação do envelope do Oscars comigo:
- Começa pelo nome da coroação;
- Em seguida, o nome da atriz e do filme;
- E lá no finzinho, a premiação a que se refere.
“Ah, mas alí tá escrito o nome de uma atriz, tava óbvio que tava errado.” Não, não estava, pois veja só como era o cartão de melhor filme:
Todos os cartões do Oscars incluem filme e atores, o que já confunde um pouco. Mas além disso vários outros fatores se somam, como:
- O envelope saiu de uma maleta entregue pela PwC, o que não te deixa duvidar;
- Você abre o envelope na hora de anunciar, onde o tempo é bem curto;
- Além de mal diagramado, muitas vezes é lido por atores idosos.
E esses 3 fatores acabam por levantar 3 perguntas:
- Por que priorizar “Oscars” no topo? Eles sabem que não é uma cobrança da NET.
- Por que o prêmio está em letras minúsculas e escondida ao fim da folha?
- Por que destacar os envolvidos tanto quanto o próprio filme?
Agora se imagine aos 80 anos (como o Warren Beatty), já enxergando mal e tendo que ler o prêmio mais importante do ano em segundos… Perigoso, não?
Ao assistir ao anúncio errado do Oscars, você nota que o Warren está confuso após ver o cartão. Mas ele continua o anúncio, afinal, isso é o que ele leu (e o que ele não leu):
Você viu onde diz que é o prêmio de melhor atriz?! Ninguém viu!
O circo já tava semi-pronto, só faltava jogar a lona. Aliás, a boa e velha lona de circo que é da cor do envelope vermelho do Oscars. Envelope esse que…:
A tipografia é tão simplista que a resolução cai um pouco e você não lê mais nada!
E tudo isso nas mãos de um idoso de 80 anos (como vários outros apresentadores), visão permanentemente em low resolution e carregando o peso da premiação.
Solução para o Tipografia do Oscars
É até um pouco difícil de acreditar que um design tão falho tenha sido feito pela PricewaterhouseCoopers.
A empresa é reconhecida como a maior prestadora de serviços do mundo, oferece salários maravilhosos, e por isso só contratam os melhores (por isso me recusaram? #huehue).
Os erros de diagramação são simples, assim como a solução:
Se o Warren tivesse recebido esse envelope, ele rapidamente perceberia que:
- O primeiro item diz que é prêmio de melhor atriz;
- O nome da atriz vem logo em seguida;
- E vem tão grande que torna o filme um complemento!
“Por sorte”, a galera da Price sabia bem o verdadeiro vencedor e logo consertaram o erro. Aliás, não só consertaram como admitiram que a culpa era 100% deles.
Mas o interessante é que apenas os representantes da Price foram expulsos do Oscars – o designer tá de boínha! Acho que ele não vai reclamar da falta de regulamentação, né? Hahaha!