Quantas vezes você já pegou coisas estragadas a geladeira? E pior que isso: quantas vezes você já jogou fora algo que ACHA ter estragado?
Eu já vi esse filme várias vezes, principalmente nos Estados Unidos, onde os alimentos trazem o aviso “Melhor consumido antes de XX/XX”, ou seja: o alimento não está estragado a partir daquela data, mas é bom ficar de olho!
No Brasil, o cenário talvez seja pior: o aviso “Validade” dá a entender que – um só dia passado –, já é hora de jogar fora; desperdiçando comida e dinheiro.
Ah, e sabe o pior?! Os incontáveis mercados que remarcam a data de validade dos produtos e te fazem comer lixo sem você sequer imaginar!
Isso tudo pode mudar graças a um novo projeto da University of California-Berkeley, que criou uma caixa de leite com sensor de validade! Confira:
Desperdiçamos 9kg de alimentos todos os meses por não sabermos a verdadeira validade deles
A ideia é inserir pequenos sensores, inicialmente em produtos líquidos, que se conecta a rede Wi-Fi e informa com precisão o estado de conservação do produto.
Como? Não através de cálculo de datas (facilmente burlado), mas sim calculando a alteração química do produto – como o nível de fermentação do leite, por exemplo!
Embora a primeira embalagem à prova de validade seja de leite, nada impede que a ideia se estenda a alimentos sólidos, que também exalam sua “podridão” com o decaimento dos elementos químicos.
Note também que toda essa verificação pode se dar publicamente já no ponto de venda, assim você saberá exatamente o que está(ou estaria) comprando.
Sem dúvidas, uma ideia que pode revolucionar o mercado de compra de alimentos!
2 Responses
Comments are closed.