Depois de redesign, Budweiser muda nome para “America”!

Romário Eichlig

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Em espírito eleitoral, a Budweiser decide manifestar seu patriotismo com renaming até novembro deste ano!

Budweiser America Rename

Recentemente cobrimos todo o redesign da Budweiser, mas hoje a marca foi ainda mais longe:

Com a possibilidade de sediar as Olimpíadas e com uma das eleições mais polêmicas da história da humanidade, o vice-presidente da Budweiser chamou deste o “provável verão mais americano de todos os tempos”.

E provando o enorme poder de uma marca gigante como a Budweiser, a marca iniciou um renaming, mudando o seu nome para “America”!

Uma jogada ousada, mas de mestre, é claro: o verão é o pico de consumo, chegando ao ponto de dobrar as vendas e, desde 2011, a Budweiser lança edições especiais para a estação – que já teve latas com a bandeira americana e a Estátua da Liberdade, por exemplo –, sempre manifestando todo o espírito patriótico da marca.

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Patriotismo à la Budweiser

A ideia deste branding é da grande agência Jones Knowles Ritchie, e segundo a mesma, mudar o rótulo não foi fácil como parece pois o logotipo da Budweiser tem uma fonte cursiva particular – princípio que deveria ser aplicado ao renaming! Segundo a JKR, o grande desafio foi dar ao “A” a personalidade do velho “B”, mas como visto acima, tudo saiu muito bem feito!

Além da mudança de nome, podes ver que frases como “King of Beers” foram retiradas, dando lugar a frases tipicamente americanas como “E Pluribus Unum”, “Land of the Free” e “Liberty & Justice For All”. Note que até o “AB”, que denota a fabricante da Budweiser, foi alterado para “US”!

Todas essas jogadas, como  já dissemos, são jogadas maestrais: em um ano de eleições acaloradas (e justamente tão próximo do verão), a Budweiser exala seu orgulho americano no período onde os nervos patrióticos estão mais a flor da pele, conquistando ainda mais o amor dos americanos.

Isso sem contarmos que é uma ótima oportunidade de gerar comprar por impulso, pois muitas pessoas (como eu) comprariam a bebida simplesmente para ter uma edição especial! Mas e você, o que pensa dessa ousadia toda?

E pera, não feche a página não! Tenho uma pergunta para você:

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Romário Eichlig

Romário Eichlig

Criador do Temporal e formado em Industrial Design pela University of West Florida & UNESA.
Especializações em Branding, Marketing e Psicologia Social.

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