Se amor à primeira vista existe, esse design de embalagem é um belo exemplo de como ele muitas vezes se esconde onde você menos espera.
O irresistível Riceman é um arroz armênio que celebra não apenas a importância do grão em nossas dietas, mas também a vida dos milhões de trabalhadores anônimos que trabalham em sua produção.
Basta uma só olhada no produto para você ligar os pontos entre história, legado, e design gráfico — provando que até a coisa mais simples pode se tornar genial nas mãos de um bom criativo!
Você notou que o nome nas laterais da embalagem não está em chinês, mas sim em caracteres romanos estilizados?
A solução é bastante criativa já que mantém a identidade visual oriental do produto sem alienar os consumidores, porém a dificuldade que alguns têm para ler me faz questionar sua ergonomia. (No sentido de perder vendas porque algumas pessoas não entenderam o produto.)
Eu também questionaria não ter nada escrito na frente, mas a real é que eu conheço a Backbone Branding o suficiente para saber que os designers sabiam o que estavam fazendo. Fica o alerta para os designers iniciantes! 🙂
O melhor de tudo é esse Hacá (o chapéu chinês clássico) que está longe de ser apenas um detalhe estético, trazendo em seu interior um medidor de grãos para o/a chef saber exatamente quanto arroz está adicionando ao prato.
É uma maneira genial de agregar valor e justificar o uso de material adicional, embora a embalagem já seja sustentável o suficiente com seu pano feito de cabelo de bode e seu chapéu de papelão.
Ah, e se você não percebeu ainda, ambos tamanhos de embalagem trazem diferentes expressões faciais, ilustrando o esforço e orgulho da produção no campo.
É com muito choque que confesso que colecionaria embalagens de arroz, mas infelizmente a Backbone e seus projetos estão bem longes de chegar ao Brasil.
Fica a inspiração para você, designer / profissional criativo, criar grandes projetos como esse e assim afundar meu saldo bancário. ?