O Facebook teve várias marcas, algumas bonitas e algumas horríveis, mas como a rede social unificou tantos projetos?
Todas as empresas, grandes e pequenas, devem considerar como suas marcas evoluem!
Uma marca é o rosto da empresa, e como as empresas podem ter vários serviços, isso pode resultar em vários rostos (e você não gosta de fulaninho que é “duas-caras”)!
Por isso a marca deve ter uma identidade visual que se extende para todos os seus serviços – como fez Ben Barry.
Ele é um dos grandes nomes da publicidade e branding do Facebook, e irá nos ensinar um pouco sobre esse processo de unificação de marca:
1. Declare o seu centro
O Facebook teve vários sub-produtos (como o Camera e o Messenger), o que levou a marca a se fragmentar muito uma vez que os designers começaram a criar ícones individuais. Pior que isso, eles o fizer sem seguir um padrão!
Por isso Barry se uniu com Jorn van Dijk e Brandon Walkin para resolver esse problema, começando pelo favicon do Facebook.
A solução final você já conhece, e ela funciona muito bem, mas talvez você não conheça as várias possibilidades do “f” para os diversos contextos – desde o arredondado que se adequa ao iOS ao quadrado que se adapta ao Android.
2. Saiba definir sua marca, mas permita flexibilidade
Curiosamente, uma das regras de Barry era não usar o “f” em todos os contextos, sem ficar readpatando‑o a sub-marca, o que obviamente causaria problemas como o Messenger ser confundido com o do Facebook.
Com essa regra, ele criou novos ícones para a sub-marca (matendo simplicidade e cores), assim como mostrou como cada marca poderia ser flexibilizada e adaptada a cada contexto! Como mostra a imagem acima, o ícone se adapta as diversas plataformas.
Nas palavras de Barry:
3. Faça grandes repaginações em pequenos aspectos
O Facebook nem sempre viu a lógica de branding de Barry.
Mas ele destacou um projeto que ajudou a comprarem a ideia: sem compromisso, ele alterou a fonte Klavika do app Camera, tornando‑a mais fina e “mais humanista”, segundo ele.
Internamente, essa pequena mudança teve um grande impacto – o que levou a convidarem o designer criador da Klavika a fazer uma versão especial para o Facebook!
Agora essa typeface está no coração da marca e isso ajudou todo mundo a compreender a importância do que Ben Barry estava fazendo!
A intenção desse post era apenas te dar umas dicas, mas se você quiser saber mais sobre a unificação do Facebook, é só clicar!